Datafolha: Lula amplia para 38 pontos vantagem sobre Bolsonaro entre pretos

Veja a evolução das intenções de voto nos dois candidatos por cor da pele

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou sua vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) entre os eleitores que se declaram pretos, aponta a pesquisa Datafolha realizada nesta quarta (27) e quinta-feira (28).

A diferença entre eles nas intenções de voto dessa parcela da população passou de 32 pontos percentuais em maio para 38 agora, portanto dentro da margem de erro que é de 4,8 pontos percentuais para esse grupo. O petista oscilou de 54% para 58%, e seu rival, de 22% para 20%.

Foi a maior variação entre os segmentos por cor da pele. A parcela de brancos que continua preferindo Lula é de 41%, ante 33% de Bolsonaro. Entre os pardos, o ex-presidente também lidera com 45% contra 30%, com uma pequena flutuação com relação ao levantamento anterior.

Lula discursa durante evento de movimento negro baiano em Salvador, em 2021 - Arisson Marinho - 26.ago.21/AFP

Abaixo, é possível ver a evolução dos dois desde maio. Para se ter ideia, 43% do eleitorado se declara pardo, 32% se declara branco e 17% se declara preto, segundo o Datafolha. Amarelos e indígenas não foram considerados porque as bases de dados de intenção de voto são muito pequenas.

Essa última pesquisa foi feita com 2.556 eleitores acima dos 16 anos em 183 cidades. Ela foi contratada pela Folha e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-09088/2022.

Nesta análise foi considerada a pergunta estimulada, ou seja, em que os candidatos são nominalmente apresentados ao entrevistado.

A margem de erro total do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou menos. Mas na segmentação por cor da pele declarada ela muda para: pretos (4,8 pontos), brancos (3,5 pontos) e pardos (3,1 pontos).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.