Popularidade digital: Onyx supera Leite entre pré-candidatos no RS; veja ranking

Índice calculado pela Quaest ajuda a sentir a temperatura da corrida eleitoral estadual

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL) demonstra vantagem sobre o ex-governador Eduardo Leite (PSDB) nas redes sociais entre os pré-candidatos ao Governo do Rio Grande do Sul, mostra o Índice de Popularidade Digital (IPD) criado pela consultoria Quaest e publicado mensalmente pela Folha.

Onyx, que foi chefe de diversas pastas no governo de Jair Bolsonaro, registrou um indicador de 73,1 nesta quinta (21), contra 60,3 do principal rival. Os outros adversários ficam muito distantes, embolados perto ou abaixo dos 30.

Onyx Lorenzoni ao deixar o ministério do Trabalho e Emprego para concorrer às eleições no RS - Pedro Ladeira - 30.mar.22/Folhapress

O IPD vai de 0 a 100 e ajuda a sentir a temperatura da corrida eleitoral. Ele é calculado desde 2018 por meio de um algoritmo de inteligência artificial que coleta e processa 152 variáveis de seis sites: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Wikipedia e Google.

São monitoradas seis dimensões: presença digital (perfis ativos), fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamentos), valência (proporção de reações positivas e negativas) e interesse (volume de buscas).

Veja abaixo o desempenho dos pré-candidatos no Rio Grande do Sul de 24 de abril a 21 de julho. ​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.