Descrição de chapéu Eleições 2022

Folha retoma coluna sobre as eleições em parceria com a FGV

Textos serão assinados por pesquisadores do Centro de Política e Economia do Setor Público da faculdade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Folha retoma nesta semana a coluna Voto a Voto, uma parceria do jornal com o FGV Cepesp (Centro de Política e Economia do Setor Público da Fundação Getúlio Vargas).

Os textos, a serem publicados semanalmente durante todo o período eleitoral, serão assinados por pesquisadores do Cepesp, que se revezarão ao longo das semanas. ​

A coluna, publicada pela Folha nas eleições de 2020, será retomada às sextas-feiras no site do jornal e aos sábados em sua versão impressa.

Urna eletrônica em simulação de voto - Divulgação/TSE

A primeira coluna será assinada por George Avelino, que também coordena o centro e é doutor em ciência política pela Universidade Stanford. Avelino pretende abordar o tema da polarização no eleitorado brasileiro.

"Eleições competitivas como mecanismo de solução pacífica dos conflitos são o elemento básico das democracias. Entender como as regras eleitorais influenciam as características e o comportamento dos candidatos, os resultados obtidos e, portanto, a produção das políticas públicas, é condição necessária para que entender o funcionamento da nossa democracia", disse.

A coluna trará análises sobre o cenário das eleições e dados sobre o pleito —a maior parte deles disponíveis no CepespData, plataforma que facilita a consulta dos resultados eleitorais e outras informações disponibilizadas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

"A coluna Voto a Voto contará com a contribuição de diversos pesquisadores do FGV Cepesp, cada um abordando sua área de pesquisa, resultando em uma grande pluralidade de temas e pontos de vistas, sempre baseados em pesquisas recentes e com intuito de auxiliar a desvendar as nuances da competição eleitoral desse ano", afirmou Lara Mesquita, doutora em ciência política e pesquisadora no Cepesp.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.