Post tira vídeo de contexto para atacar jornalista Vera Magalhães

Ela não disse ter provocado Bolsonaro de propósito, ao contrário do que afirmam apoiadores do presidente no Twitter

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Circulam no Twitter conteúdos enganosos segundo os quais a jornalista Vera Magalhães, atacada por Jair Bolsonaro (PL) no debate do último domingo (28), teria dito que provocou propositalmente o presidente ao fazer uma pergunta para ele.

Os posts usam um vídeo em que a também jornalista Fabíola Cidral, apresentadora e colunista da UOL, afirma: "Eu vou te confessar uma coisa. Eu conversei com ela logo na sequência, e ela falou assim para mim: 'Eu sabia que ele (Bolsonaro) ia ficar nervoso; eu fiz até de propósito, para mostrar quem ele é'" para dizer que ela se referia à Vera. Porém, Fabíola estava falando sobre uma conversa de bastidores com a candidata Simone Tebet (MDB). A declaração foi cortada. Antes do trecho usado para atacar Vera, Fabíola afirmou: "A parte mais quente do debate claro que foi quando Simone Tebet e Bolsonaro se enfrentaram e ela falou assim: 'Eu não tenho medo de você'".

"Vera Magalhães provocou de propósito", "Vera Magalhães provocou o presidente. Como exigir respeito por ser mulher uma pessoa baixa desse jeito?" e "Umas das âncoras do debate conta que Vera falou para ela: "Eu sabia que ele iria ficar nervoso, eu fiz até de propósito para mostrar que ele é". A prova que Vera Magalhães não agiu como jornalista, mas sim como militante" foram alguns dos tuítes que usaram o vídeo de Fabíola Cidral fora de contexto.

No debate, organizado por Folha, UOL e as TVs Bandeirantes e Cultura, Vera questionou Bolsonaro sobre a vacinação contra a Covid-19. Ele, exaltado, respondeu: "Vera, não podia esperar outra coisa de você. Acho que você dorme pensando em mim. Você tem alguma paixão por mim. Você não pode tomar partido num debate como esse, fazer acusações mentirosas ao meu respeito. Você é uma vergonha para o jornalismo brasileiro".

Fabíola compartilhou no Twitter verificação do UOL Confere sobre o assunto.

Jair Bolsonaro, homem branco de cabelo castanho, usa camisa branca e gravata e paletó escuros. Ele fala ao microfone; fundo em tons de azul
Jair Bolsonaro durante o primeiro debate eleitoral desta eleição - Marlene Bergamo - 28.ago.2022/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.