Popularidade digital: Ibaneis, Leila e Grass disputam liderança no DF; veja ranking

Índice calculado pela Quaest ajuda a medir a temperatura da corrida eleitoral estadual

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O governador Ibaneis Rocha (MDB), a senadora Leila do Vôlei (PDT) e o deputado distrital Leandro Grass (PV) disputam a liderança do ranking de popularidade nas redes sociais entre candidatos ao Governo do Distrito Federal.

Os três se embolaram no Índice de Popularidade Digital (IPD) no último mês, com Leila e Ibaneis se revezando no primeiro lugar, a depender do dia, e Grass aproximando-se.

Nesta terça (30), data da medição mais recente, a senadora tinha vantagem sobre os outros, com um indicador de 78,03 —nas pesquisas de intenção de voto, porém, ela aparece distante em segundo lugar.

Em seguida vinha o governador (66,80), que tem sinalizado apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e está consolidado nas sondagens. Já o deputado Grass registrava 55,19.

Montagem com os rostos dos três candidatos
O governador Ibaneis Rocha (MDB), a senadora Leila do Vôlei (PDT) e o deputado distrital Leandro Grass (PV) - Anderson Riedel/PR, Edilson Rodrigues/Agência Senado e Divulgação

Criado pela Quaest, empresa de consultoria e pesquisa, o IPD é publicado mensalmente pela Folha para as disputas à Presidência, aos governos de sete estados e à Câmara dos Deputados por SP, MG e RJ.

O índice vai de 0 a 100 e ajuda a medir a temperatura da corrida eleitoral. Ele é calculado desde 2018 por meio de um algoritmo de inteligência artificial que coleta e processa 152 variáveis de seis sites: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Wikipedia e Google.

São monitoradas seis dimensões: presença digital (perfis ativos), fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamentos), valência (proporção de reações positivas e negativas) e interesse (volume de buscas).

Veja abaixo o desempenho dos candidatos de 24 de abril a 30 de agosto, considerando os cinco primeiros colocados na pesquisa Ipec mais recente. Paulo Octávio (PSD) só aparece a partir de julho porque não estava no outro levantamento.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.