Descrição de chapéu Eleições 2022

Mais um abuso do TSE, diz Bolsonaro sobre veto a celulares na cabine de votação

Presidente avalia que decisões "prejudicam sempre o nosso lado"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Porto Alegre e Esteio

Questionado sobre o veto da Justiça Eleitoral ao uso de celulares em cabines de votação, o presidente Jair Bolsonaro (PL) classificou a resolução como abusiva e prejudicial ao "nosso lado".

A declaração do candidato à reeleição foi dada nesta sexta-feira (2) a repórteres durante visita à Expointer, feira agropecuária em Esteio, no Rio Grande do Sul.

Jair Bolsonaro é um homem branco, idoso, cabelo preto com mechas grisalhas, sem barba, nariz pontudo. Está vestido com uma blusa verde e amarela, nas cores da bandeira nacional. Na foto, está no centro, à esquerda. Com a mão direita levantada, cumprimenta os apoiadores, que estão ao redor em toda a imagem
O presidente Jair Bolsonaro (PL) encontra apoiadores durante o desfile das raças campeãs em feira agricultural da Expointer, em Esteio (RS) - Silvio Ávila - 2.set.22/AFP

"No meu entender é mais um abuso do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Estão tomando mais medidas que prejudicam sempre o nosso lado. Lamentavelmente, o TSE tem agido desta maneira", disse.

Conforme a resolução de quinta-feira (1º), o eleitor que se recusar a deixar o equipamento com o mesário da seção eleitoral não poderá votar. Além disso, a polícia pode ser chamada. Dois dias antes, o tribunal havia proibido o porte de armas perto de seções nos dias das votações, nas 48 horas anteriores e na data seguinte ao pleito.

As duas decisões acirram o clima entre Bolsonaro e seus apoiadores e a corte presidida pelo ministro Alexandre de Moraes.

Na visita ao Parque de Exposições da Expointer, Bolsonaro afirmou ainda que pretende comparecer aos demais debates da campanha e comentou o resultado da pesquisa Datafolha divulgada na quinta.

A pesquisa aponta para um segundo turno entre ele e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em razão, principalmente, do crescimento das intenções de voto de Ciro Gomes (PDT) e de Simone Tebet (MDB).

"Não acredito em pesquisas, mas o Datafolha ontem já falou que vai ter segundo turno. Se falou que vai ter é porque não vai. Vamos ganhar no primeiro turno."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.