Popularidade digital: Marília Arraes sustenta liderança em PE; veja ranking

Índice calculado pela Quaest ajuda a medir a temperatura da corrida eleitoral estadual

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Marília Arraes (Solidariedade) sustenta sua liderança no ranking de popularidade digital entre candidatos ao Governo de Pernambuco. Os três candidatos logo atrás da deputada federal nas pesquisas de intenção de voto estão embolados e distantes dela nessa listagem.

A parlamentar manteve o primeiro lugar no Índice de Popularidade Digital (IPD) durante os últimos cinco meses e, nesta terça (27), registrava um indicador de 83,34.

A deputada federal e candidata Marília Arraes (Solidariedade-PE) ao lado de Lula durante ato - Marlene Bergamo - 3.mai.22/Folhapress

Em seguida vêm Miguel Coelho (União Brasil), com 58,89, a ex-prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB), com 55,23, e Danilo Cabral (PSB), com 53,23.

Na pesquisa Ipec mais recente, feita de sábado (24) a segunda (26), Marília registra 34% das intenções de voto. Raquel Lyra registra 15%, tecnicamente empatada com os outros dois candidatos, que têm 13% cada um. A margem de erro é de três pontos percentuais.

RANKING DE POPULARIDADE DIGITAL

Índice mede desempenho de candidatos nas redes sociais

Criado pela Quaest, empresa de consultoria e pesquisa, o IPD é publicado mensalmente pela Folha para as disputas à Presidência, aos governos de sete estados e à Câmara dos Deputados por São Paulo, Minas e Rio de Janeiro.

O índice vai de 0 a 100 e ajuda a medir a temperatura da corrida eleitoral. Ele é calculado desde 2018 por meio de um algoritmo de inteligência artificial que coleta e processa 152 variáveis de seis sites: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Wikipedia e Google.

São monitoradas seis dimensões: presença digital (perfis ativos), fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamentos), valência (proporção de reações positivas e negativas) e interesse (volume de buscas).

Veja abaixo o desempenho dos quatro candidatos de 24 de abril a 27 de setembro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.