Descrição de chapéu Eleições 2022

'Aqui não é Rio', 'ideias velhas' e 'deboche'; veja falas que marcaram debate para Governo de SP

Tarcísio e Haddad nacionalizaram último encontro entre candidatos, promovido pela Globo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O debate final entre os candidatos Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT) na TV Globo nesta quinta-feira (27) teve novamente tom nacionalizado e discussões sobre temas como salário mínimo e obras paradas.

Tarcísio disse que o eleitor terá que escolher entre a "linha vermelha" e a verde e amarela, e Haddad afirmou que o mundo olha para o Brasil e para São Paulo.

Houve bate-boca também sobre episódio ocorrido na favela de Paraisópolis, na semana passada, na qual um segurança do candidato bolsonarista pediu para um cinegrafista da rede Jovem Pan apagar imagens feitas durante um tiroteio.

Veja algumas das principais frases do debate:

Foi tanta fake news que pessoas ligadas até a você, me refiro a Márcio França, disseram que o Bruno, goleiro Bruno, que foi condenado por assassinato, ia ser meu secretário. Aí já começa a entrar na área de deboche com o cidadão.

Tarcísio de Freitas

em sua primeira fala no debate

Ninguém consegue fazer mercado nesse país e você vem dizer para o cidadão que é mentira, que ele [Bolsonaro] deu aumento real de salário mínimo? Onde? Em que planeta você vive?

Fernando Haddad

ao falar do salário mínimo, um de seus temas recorrentes no debate

Os candidatos ao governo de São Paulo Fernando Haddad e Tarcísio de Freitas, nesta quinta-feira (27) - Reprodução/TV Globo

Você lembra de João Carlos Justino? É o nome de uma pessoa que morreu de frio quando você era prefeito. Você recolheu, mandou recolher, cobertores, papelões, e até objetos pessoais por uma questão de estética.

Tarcísio

ao criticar a gestão de Haddad na prefeitura

Você não falou uma única vez nesses dois assuntos [salário mínimo paulista e ICMS da carne] e agora quer colar nas minhas propostas?

Haddad

questionando o programa de governo do adversário

Você promete, promete, promete e não entregou nada. Olha os resultados de quando você foi prefeito. Por isso que você ganhou o rótulo de pior prefeito da história.

Tarcísio

voltando a criticar a gestão do PT na prefeitura

Como fazer habitação sem o Minha Casa, Minha Vida? Você vai votar no Lula, então, domingo.

Haddad

ironizando o adversário

Você tem uma fixação de falar de governo federal, falar do presidente Bolsonaro que eu acho que você deveria disputar de novo a Presidência da República. Você disputou em 2018, não foi bem-sucedido, perdeu para o presidente Bolsonaro, mas me parece que não se acostumou com a ideia. Então, de candidato para candidato do governo de São Paulo: supera, Haddad, supera.

Tarcísio

ironizando o tom nacional do debate

Eu fico vendo vocês até agora afrontando urna eletrônica, afrontando as eleições, fazendo pirraça com a Igreja Católica, fazendo balbúrdia com Roberto Jefferson, tentando causar uma confusão no país para questionar o resultado eleitoral. Nem sei se você vai aceitar o resultado.

Haddad

em crítica ao bolsonarismo

Uma das grandes falhas do PT na minha opinião é a mistura de ideologia com aritmética. Isso, por exemplo, foi a causa do fracasso de todas as concessões que o PT fez.

Tarcísio

apostando no antipetismo

Você é bem-vindo a São Paulo, mudou há seis meses, fez um contrato de aluguel com o seu cunhado, já foi acusado pelo seu vice de nunca ter vivido em São José dos Campos, é público e notório isso.

Haddad

ironizando o adversário

Se o Lula tivesse sido um bom presidente da República lá atrás, já seria ruim ele voltar porque as ideias ficaram velhas, ultrapassadas. O mundo mudou muito nesses últimos anos.

Tarcísio

em crítica ao presidenciável

Você está falando uma quantidade enorme de obras que você decorou, mas que você não fez. Eu sei que você está dedicado a decorar nome de cidade, nome de obra. Você é uma pessoa disciplinada para decorar, mas acontece que você não conhece as coisas que você está falando.

Haddad

criticando a gestão do Ministério da Infraestrutura

O PT é bom de obra, afinal de contas terminou o porto de Mariel, só que fica em Cuba. Não fez o metrô de Belo Horizonte, mas fez o metrô em Caracas.

Tarcísio

criticando projetos financiados nos governos do PT

Não se destrói provas. Não se destrói evidência. Se confia na autoridade policial. Se você não confiar na autoridade policial, estamos todos perdidos.

Haddad

criticando o episódio em que um integrante da equipe de Tarcísio pediu para um cinegrafista apagar imagens de um tiroteio ocorrido durante agenda do candidato, na capital

Lamentar o sensacionalismo barato que você está fazendo, Haddad. Que papelão. Porque é muito fácil julgar uma pessoa que estava lá sob forte emoção, que agiu de boa fé.

Tarcísio

rebatendo a crítica do adversário

Se você estiver liderando um estado como São Paulo e tiver essa postura 'pode apagar [imagem] para proteger pessoas', meu caro, você não vai longe. Aqui não é o Rio de Janeiro. A gente viu o que deu lá. Começa a fazer esse tipo de coisa com prova, não funciona, não vai funcionar.

Haddad

mais uma vez questionando a atitude do segurança do adversário

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.