Datafolha: Bolsonaro amplia vantagem entre brancos, e Lula recupera distância entre negros

Veja como os dois adversários evoluíram por cor da pele do eleitorado desde o 1º turno

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta (27) indica que Jair Bolsonaro (PL) ampliou sua vantagem entre eleitores que se declaram brancos, enquanto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retomou sua distância entre os que se dizem negros.

No primeiro grupo, o presidente cresceu de 50% para 54% na última semana, ao mesmo tempo em que o petista caiu de 44% para 40%. Isso fez o intervalo entre eles se expandir de 6 para 14 pontos percentuais, fora da margem de erro de dois pontos.

Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) em debate no último dia 16 na sede da TV Bandeirantes, em São Paulo - Bruno Santos e Marlene Bergamo/Folhapress

Já entre pardos, a maior parcela da população, Lula reabriu sua diferença de 3 para 9 pontos. Variou de 48% para 51%, ao passo que o rival oscilou de 45% para 42%. Movimento semelhante ocorreu entre pretos: o ex-presidente tem agora 60%, contra 34% do mandatário.

Os que pretendem votar em branco ou anular vão de 4% a 5% de acordo com a cor da pele, e os indecisos, de 1% a 2%.

Abaixo, veja o desempenho dos rivais em cada grupo nas respostas estimuladas. No Brasil, 42% do eleitorado se declara pardo, 35%, branco, e 14%, preto, segundo o Datafolha. Amarelos e indígenas não foram incluídos porque as bases de dados são muito pequenas.

O levantamento, que ouviu 4.580 pessoas em 252 municípios entre esta terça (25) e esta quinta, foi encomendado pela Folha e pela TV Globo e está registrado na Justiça Eleitoral sob o número BR-04208/2022.

As pesquisas eleitorais são um retrato da intenção dos eleitores no momento em que as entrevistas são feitas, e não uma projeção do resultado eleitoral, que só será conhecido no dia do pleito, com a apuração oficial.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.