Datafolha: Lula se reaproxima de Bolsonaro no Sudeste

Distância entre eles variou de 7 para 4 pontos percentuais na última semana, dentro da margem de erro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta (27) indica que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a se aproximar de Jair Bolsonaro (PL) no Sudeste, região mais populosa do país onde os dois adversários têm buscado votos a três dias das eleições.

A distância entre eles ali variou de 7 para 4 pontos percentuais na última semana e agora está no limite da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O presidente agora tem 48%, e o petista, 44%.

Lula em evento em SP em junho e Bolsonaro no Palácio do Planalto, em Brasília, em 2020 - Nelson Almeida e Evaristo Sá/AFP

No Nordeste, que abriga o segundo maior eleitorado, Lula sustentou a vantagem do último levantamento, marcando 67% contra 28% do rival. Ele também teve oscilações positivas no Norte, onde ambos empatam tecnicamente, e no Centro-Oeste, onde Bolsonaro ganha.

O Sul foi o único local com variações favoráveis ao atual mandatário. Ele passou de 55% para 58% na região, enquanto o petista foi de 38% para 36%, mas a margem de erro também é maior, de cinco pontos.

Abaixo, veja o desempenho dos rivais em cada região nas respostas estimuladas, incluindo os que pretendem anular, votar em branco ou estão indecisos. No Brasil, 43% do eleitorado está no Sudeste, 27% no Nordeste, 14% no Sul, 8% no Norte e 7% no Centro-Oeste, segundo o Datafolha.

O levantamento, que ouviu 4.580 pessoas em 252 municípios entre esta terça (25) e esta quinta, foi encomendado pela Folha e pela TV Globo e está registrado na Justiça Eleitoral sob o número BR-04208/2022.

As pesquisas eleitorais são um retrato da intenção dos eleitores no momento em que as entrevistas são feitas, e não uma projeção do resultado eleitoral, que só será conhecido no dia do pleito, com a apuração oficial.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.