Datafolha: Lula perde vantagem entre católicos, e Bolsonaro, entre evangélicos

Veja como os dois adversários evoluíram por religião desde o primeiro turno

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta (27) indica que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perdeu vantagem entre católicos, ao mesmo tempo em que Jair Bolsonaro (PL) reduziu sua distância entre evangélicos a três dias das eleições.

Na última semana, o petista variou de 58% para 55% no primeiro grupo, que concentra cerca de metade da população, ao passo que o presidente oscilou de 37% para 39%. A diferença entre eles, portanto, caiu de 21 para 16 pontos percentuais, fora da margem de erro de dois pontos.

Lula (PT) em Guarulhos (SP) e Jair Bolsonaro (PL) em Duque de Caxias (RJ) durante campanha de 2º turno - Miguel Schincariol e Carl de Souza/AFP

Já no segundo segmento, que representa pouco mais de um quarto dos brasileiros, Bolsonaro viu sua diferença para Lula diminuir de 38 para 30 pontos percentuais, variação também fora da margem de três pontos.

O que provocou o movimento foram as oscilações do presidente, de 66% para 62%, e do petista, de 28% para 32%. Os que pretendem votar em branco ou anular são 4% nos dois grupos, e os indecisos, 2%.

Abaixo, veja o desempenho dos rivais entre os religiosos nas respostas estimuladas, ou seja, em que os nomes dos candidatos são lidos ao entrevistado. Outras crenças não foram incluídas porque as bases de dados são muito pequenas.

O levantamento, que ouviu 4.580 pessoas em 252 municípios entre esta terça (25) e esta quinta, foi encomendado pela Folha e pela TV Globo e está registrado na Justiça Eleitoral sob o número BR-04208/2022.

As pesquisas eleitorais são um retrato da intenção dos eleitores no momento em que as entrevistas são feitas, e não uma projeção do resultado eleitoral, que só será conhecido no dia do pleito, com a apuração oficial.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.