Datafolha: Lula amplia vantagem entre pobres, e Bolsonaro, nas rendas acima

Veja como os dois adversários evoluíram por faixa de renda desde o primeiro turno

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta (27) indica que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou sua vantagem entre os mais pobres, enquanto Jair Bolsonaro (PL) fez o mesmo nas faixas de renda acima a três dias das eleições.

Na última semana, a distância do petista para o atual mandatário cresceu de 20 para 28 pontos percentuais entre os eleitores com renda familiar mensal de até dois salários mínimos (R$ 2.424), variação acima da margem de erro de dois pontos, para mais ou para menos.

O petista subiu de 57% para 61% das intenções de voto desse segmento, enquanto o presidente caiu de 37% para 33% em relação ao levantamento anterior. Os que pretendem votar em branco ou anular são 4% e os indecisos, 3%.

Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) durante debate no último dia 16, na sede da TV Bandeirantes, em São Paulo - Bruno Santos/Folhapress

Bolsonaro, porém, lidera em todas as outras faixas de renda. Entre os que recebem de dois a cinco salários, houve uma oscilação favorável ao mandatário: ele passou de 53% para 54%, e o rival foi de 41% para 40%, considerando uma margem de dois pontos.

O maior distanciamento ocorreu na faixa acima, que ganha de cinco a dez salários mínimos. A vantagem do atual presidente nesse grupo cresceu de 13 para 28 pontos percentuais, fora da margem de erro, que é de cinco pontos.

Entre os mais ricos, que recebem acima de dez salários, a distância foi de 14 para 23 pontos. A variação, porém, ficou dentro da margem de oito pontos.

Abaixo, veja o desempenho dos rivais por renda nas respostas estimuladas. No Brasil, 48% do eleitorado ganha até dois salários mínimos; 36%, de dois a cinco; 10%, de cinco a dez; e 4% recebem acima disso, segundo o Datafolha.

O levantamento, que ouviu 4.580 pessoas em 252 municípios entre esta terça (25) e esta quinta, foi encomendado pela Folha e pela TV Globo e está registrado na Justiça Eleitoral sob o número BR-04208/2022.

As pesquisas eleitorais são um retrato da intenção dos eleitores no momento em que as entrevistas são feitas, e não uma projeção do resultado eleitoral, que só será conhecido no dia do pleito, com a apuração oficial.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.