Descrição de chapéu Eleições 2022

Paulo Dantas e Rodrigo Cunha vão ao segundo turno em Alagoas

Ex-presidente Fernando Collor, apoiador de Jair Bolsonaro, ficou fora do segundo turno

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Maceió

O administrador e atual governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), 43, disputará o comando do estado no segundo turno com o advogado e senador Rodrigo Cunha (União Brasil), 41.

Com 100% das seções totalizadas pelo TSE (Tribunal Superior eleitoral), Dantas alcançou 46,64% dos votos válidos, ante os 26,79% de Cunha.

Apoiador de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Dantas é o candidato dos Calheiros (Renan pai e filho) para a sucessão no governo estadual. Renan Filho (MDB) se licenciou do cargo para disputar o senado, cargo para o qual foi eleito com 56,92% dos votos válidos.

Retratos de Paulo Dantas (MDB-AL) e Rodrigo Cunha (União Brasil)
Paulo Dantas (MDB-AL) e Rodrigo Cunha (União Brasil) - @Paulo Dantas no Facebook e Jefferson Rudy/Agência Senado

Já Rodrigo Cunha está licenciado do seu cargo de senador, sendo substituído por Eudócia Maria Holanda de Araújo Caldas (PSB), mãe do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas. Cunha recebe apoio de Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, mas não declara voto em nenhum dos presidenciáveis.

O ex-presidente Fernando Collor, apoiador de Jair Bolsonaro (PL), ganhou projeção nas eleições por aproximar sua imagem à do presidente. Ele se intitulou como o "candidato de Bolsonaro em Alagoas", mas não conseguiu avançar à segunda etapa da eleição estadual.

Collor ficou na terceira colocação, com 14,71% dos votos, seguido por Rui Palmeira (PSD), com 10,38%.

Também participaram da disputa o ex-prefeito de Maceió Cícero Albuquerque (PSOL), que teve 1,17% dos votos válidos, Luciano Fontes (PMB), com 0,18%, e Luciano Almeida (PRTB), que obteve 0,14%.

Paulo Dantas e Rodrigo Cunha, agora, precisam convencer os eleitores de que estão dispostos a combater os principais problemas no estado, especialmente a fome.

Alagoas é o estado em que a maior parcela da população passa fome no Brasil, com 36,7% –número esse que é duas vezes a média nacional– de acordo com dados do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, que divulgou informações sobre segurança alimentar por estado no dia 14 de setembro.

Paulo Suruagy do Amaral Dantas é formado em administração de empresas pelo Centro Universitário Cesmac e atuou como prefeito do município de Batalha por dois mandatos, além de ter sido deputado estadual até vencer a eleição indireta para o governo de Alagoas.

Já Rodrigo Santos Cunha é formado em direito pela Universidade Federal de Alagoas. Ele atuou como superintendente do Procon-AL, além de ter sido deputado estadual. Cunha está licenciado do cargo de senador.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.