Chargistas e cartunistas imaginam o novo governo

Artistas ilustram os desafios que Lula terá de enfrentar a partir de 2023

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Folha convidou cinco artistas para imaginar os desafios do novo governo. A ideia foi aceita pelos cartunistas Estela May, Galvão Bertazzi e Laerte e pelos chargistas Leandro Assis e Triscila Oliveira.

Estela May conta que sua charge foi baseada na tela "Guernica", de Picasso, retratando o fato de que "vivemos uma guerra contra o fascismo que está longe de estar terminada".

Para ela, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), precisa valorizar a cultura para que, por meio dela, os cidadãos sejam capazes de produzir sentidos individuais e coletivos. "Acredito que a cultura brasileira seja uma potência, que pode e deve ser aproveitada na medida em que sejamos capazes de valorizar e investir nela de forma maciça e, principalmente, democrática."

Charge sobre os desafios que o novo presidente da República terá no mandato iniciado em 2023. A charge mostra anjos caídos, um deles diz "EM TODO CASO, COMPANHEIROS, NÃO ACABOU!!!". A cena toda é bem caótica, encontramos também diabinhos atirando com suas mãos-armas; cachorros segurando placas com letras que formam P A R E e um deles diz " PARE JÁ!". Um homem deitado diz "SOCORRO!!!" uma sequência de ratazanas encaram uma fila de gatos pretos com os pelos e rato em pé. Um homem atira um coquetel molotov
Charge de Estela May para o especial Desafios do Novo Mandato - Folhapress

Para Galvão Bertazzi, o maior desafio do mandato do presidente eleito será unificar as peças desmanteladas desde o governo de Michel Temer.

Ele acredita que Lula precisará de muito jogo de cintura. "A dificuldade do novo presidente será unificar o país, para que não tenhamos tanto atrito entre as pessoas, que foram jogadas umas contra as outras."

No alto superior esquerdo da charge "DESAFIOS PARA O NOVO MANDATO", a principal imagem é o presidente eleito Lula começando a montar um quebra cabeça de muuuuuuitas peças. Enfrente tem uma montanha de pecinhas do jogo. Ao lado, um engravatado segura a caixa do jogo "BRASIL PARA REMONTAR" e diz "O problema é que está faltando metade das peças". O presidente usa barba branca e cabelos curtos e tb brancos. Está com os olhos arregalados e usa faixa presidencial com terno marrom claro
Charge de Galvão Bertazzi para o especial Desafios do Novo Mandato - Folhapress

A partir da eleição de Lula, Laerte imaginou uma arma sendo desmontada por várias pessoas.

"O atual governo aparelhou e desmontou o que podia. É necessário reorganizar o país", afirma a cartunista.

Uma arma de fogo tamanho gigante sendo desmontada. Muitos brasileiros desmontam
Charge de Laerte para o especial Desafios para o Novo Mandato - Laerte

Nesta segunda charge, Laerte usa seus traços para comentar as dificuldades para reestruturar o país.

O presidente Lula com terno azul e faixa presidencial está em cima de uma escada apoiada numa caixa enorme com peças. Nesta caixa que parece ser de um jogo enorme tem os dizeres na tampa "BRASIL PARA REMONTAR"
Charge de Laerte para o especial Desafios do Novo Mandato - Laerte

Na charge de Triscila Oliveira & Leandro Assis, aparece uma das frases mais emblemáticas do discurso de Lula no domingo (30): "O Brasil é minha causa".

"A causa dele é o Brasil, não joguinhos de interesse pessoais", afirmam. Para a dupla, Lula terá sua governabilidade dificultada por pessoas eleitas ou reeleitas, que são frutos do bolsonarismo.

Lula de costas com a faixa presidencial fala "O BRASIL É MINHA CAUSA!". Em frente a ele lado a lado vemos, a deputada federal Carla Zambelli com uma pistola na mão erguida e dizendo "ESPANHOLA, EU?"; Ricardo Salles com uma serra elétrica erguida diz "PASSANDO A BOIADA", Marcos Pontes com roupa de astronauta escrito NADA e diz "TRAVESSEIRO!"; general Santos Cruz paramentado e diz "<3 USTRA!"; general Pazuello também paramentado diz "SUS?"; Sérgio Moro de terno preto, gravata preta e camisa branca diz "QUACK!" e a Damares dizendo "PEDOFILIA!"
Charge da dupla Triscila Oliveira e Leandro Assis para o especial Desafios do Novo Mandato - Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.