Saiba quem é quem no secretariado do governo de Tarcísio em SP

Governador eleito em São Paulo já definiu nomes para gestão, que se iniciará no próximo ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) finalizou no último dia 21 o anúncio de secretários de seu governo, que se inicia em 2023 após romper a hegemonia tucana de quase 28 anos no estado.

Dentre os nomes divulgados, estão técnicos que trabalharam com o ex-ministro na Infraestrutura, além de colaboradores da corrida eleitoral.

O então candidato ao Governo de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) se encontra com lutadores em academia na capital paulista, como parte dos eventos da campanha eleitoral - Zanone Fraissat - 21.out.22/Folhapress

Veja lista dos secretários e outros cargos anunciados por Tarcísio de Freitas:

Arthur Lima Casa Civil
Aliado técnico de Tarcísio, trabalhou com ele no Ministério da Infraestrutura do governo de Jair Bolsonaro (PL) e foi diretor da Empresa de Planejamento e Logística da pasta do atual governador eleito.

Eleuses Paiva Saúde
É médico e ex-presidente da AMB (Associação Médica Brasileira), além de ter sido deputado federal e vice-prefeito de São José do Rio Preto, no interior do estado. Com um perfil pró-vacina e pró-máscaras, atuou na campanha do governador eleito e colaborou com seu plano de governo.

Gilberto Kassab Governo
O ex-prefeito de São Paulo entre 2009 e 2012 é presidente do PSD, partido que acompanhou Tarcísio na chapa com o vice-governador eleito, Felicio Ramuth. Ele também foi ministro nos governos de Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB), e se opôs a Bolsonaro na condução da pandemia de Covid-19.

Renato Feder Educação
Nascido em São Paulo, é empresário da área de tecnologia e o atual secretário de Educação do Paraná, e conseguiu colocar as escolas estaduais paranaenses entre as com melhor desempenho na última edição do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Natalia Resende Logística, Transportes, Infraestrutura e Meio Ambiente
É procuradora federal da AGU (Advocacia Geral da União) e foi consultora jurídica no Ministério da Infraestrutura, onde trabalhou com Tarcísio. Assumirá a supersecretaria que reunirá as atuais pastas de Logística e Transportes com Infraestrutura e Meio Ambiente.

Capitão Guilherme Derrite Segurança
Ex-policial da Rota foi eleito deputado federal pelo PL de São Paulo em 2018 e reeleito neste ano. Atualmente é oficial da reserva da PM. É formado em direito e em ciências policiais e segurança pública. Defensor de políticas linha-dura, foi relator do projeto que acaba com a saída temporária de presos e tem a opinião de que as câmeras nos uniformes inibem os policiais.

Roberto de Lucena Turismo
É deputado federal pelo Republicanos, partido ao qual se filiou neste ano, tendo sido filiado ao Podemos e ao PV anteriormente. É pastor evangélico. Foi secretário do Turismo entre 2015 e 2016, no governo de Geraldo Alckmin (PSB).

Caio Paes de Andrade Gestão e Governo Digital
Presidente da Petrobras, assumiu a estatal em junho, em meio a crise provocada pelos sucessivos aumentos dos combustíveis pela companhia. O executivo foi o quarto indicado por Bolsonaro a tomar posse na empresa. É formado em comunicação social pela Universidade Paulista em São Paulo, tem pós-graduação em gestão pela Harvard University e mestrado em administração de empresas pela Duke University.

Lais Vita Comunicação
É jornalista, formada pela UFBA (Universidade Federal da Bahia). Assessora de imprensa de Tarcísio, também atuou com o governador eleito chefiando o setor de comunicação da pasta da Infraestrutura, além de ter trabalhado em redações. É mestre em estudos avançados em comunicação política pela Universidad Complutense de Madrid, foi pesquisadora visitante no doutorado de jornalismo da Pontificia Universidad Catolica de Chile e atuou como professora na Universidad del Desarrollo, em Santiago do Chile.

Lucas Ferraz Assuntos Internacionais
É graduado e mestre em engenharia química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e doutor em economia pela Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getulio Vargas. Atual secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia, foi consultor sênior em comércio internacional para o Banco Mundial e UNCTAD.

Rafael Benini Parcerias Privadas
Mestre em ciências econômicas pela USP, foi diretor de planejamento da EPL (Empresa de Planejamento e Logística) e diretor de controle econômico e financeiro da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo). Trabalhou ativamente com Tarcísio na Infraestrutura, sendo parte dos aliados técnicos do governador eleito.

Samuel Kinoshita — Fazenda e Planejamento
Foi assessor especial do Ministério da Economia de Guedes de 2019 a 2021 e membro do conselho fiscal do Banco do Brasil de 2020 até julho deste ano.

Jorge de Lima Desenvolvimento Econômico
Ex-assessor de Paulo Guedes no Ministério da Economia, já foi CEO de cinco empresas, como da ISS no Brasil, da BRF para o Conesul e da JSL. No ministério da Economia, foi secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação e comandou o projeto de redução do Custo Brasil.

Marilia Marton Cultura
Socióloga, foi chefe de gabinete da Secretaria de Cultura a partir de 2007, quando o município era comandado por Gilberto Kassab, e fez sua carreira na administração pública. Ocupou o mesmo posto na Secretaria de Educação, já na gestão de Fernando Haddad. Nos últimos anos, esteve em cargos na prefeitura de São Caetano do Sul, em São Paulo.

Fábio Prieto Justiça
Desembargador, é ex-presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região e foi corregedor-geral da Justiça Federal. Ele integra o Conselho de Ética da Presidência da República.

Coronel Helena Reis Esporte
Suplente a deputada estadual pelo Republicanos, foi secretária-chefe da Casa Militar no governo de Geraldo Alckmin. Concorreu à prefeitura em São José do Rio Preto em 2020 e ficou em segundo lugar.

Marcello Streifinger Administração Penitenciária
Advogado e doutor em ciências policiais, é coronel da reserva da Polícia Militar e trabalhou na polícia por mais de 30 anos. Já foi comandante do Batalhão de Choque.

Marco Antonio Assalve Transportes Metropolitanos
Atual secretário de Transportes Metropolitanos, Assalve mantém-se na pasta no mandato de Tarcísio. Assumiu o cargo em junho de 2022, e já foi presidente da EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano), além de presidente da extinta CMTC (Companhia Municipal de Transportes Coletivos) e diretor de operações da SPTrans.

Gilberto Nascimento Jr. Desenvolvimento Social
Vereador em segundo mandato por São Paulo, já foi secretário da pasta durante o mandato de Márcio França (PSB) em 2018 e também secretário-adjunto de Desenvolvimento Metropolitano e de Justiça durante o governo de Geraldo Alckmin (PSB). É o atual corregedor-geral da Câmara Municipal de São Paulo e foi consultor internacional. É filho do deputado federal Gilberto Nascimento (PSC).

Marcelo Cardinale Branco Desenvolvimento Urbano e Habitação
Administrador com mestrado em Ciências pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e secretário de Transportes em São Paulo na gestão de Kassab, foi um dos coordenadores do programa de governo de Tarcísio e participou ativamente da transição de governo.

Antônio Junqueira de Queiroz Agricultura e Abastecimento
É produtor rural, é formado em administração e membro do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp. Já foi membro do Conselho de Administração da Credicitrus e secretário de Agricultura e Abastecimento do estado, voltando à pasta no mandato de Tarcísio

Sonaira Fernandes Políticas para Mulheres
Vereadora da capital paulista, foi a única a receber apoio de Bolsonaro na eleição de 2020. Ela foi assessora do gabinete de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) de 2015 a 2019.

Vahan Agopyan Ciência e Tecnologia
Ex-reitor e ex-vice reitor da USP, é professor de engenharia civil na Escola Politécnica da universidade e já trabalhou em vários espaços da administração universitária uspiana. Tem bom diálogo com as universidades estaduais e os projetos de inovação do estado.

Marcos da Costa - Pessoa com Deficiência
Advogado e presidente da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil) por duas vezes, de 2013 a 2015 e de 2016 a 2018.

Outros cargos

Guilherme Afif Domingos Secretaria Especial de Projetos Estratégicos
Coordenador da campanha do bolsonarista ao Bandeirantes, Afif já foi presidente do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), deputado federal, e ministro no governo Dilma.

Osvaldo Nico Gonçalves, Artur Dian e Cássio de Freitas Cúpula de Segurança
Gonçalves é delegado e atuará como secretário-executivo. A nomeação dele é uma composição para tentar criar interlocução com a Polícia Civil, uma vez que o secretário da Segurança, Capitão Derrite (PL), é policial militar. Dian, diretor do Dope (Departamento de Operações Policiais Estratégicas), assumirá a vaga atual de Nico, de delegado-geral da Polícia Civil. Já Freitas assumirá como comandante-geral da Polícia Militar.

Esper Kallás – Instituto Butantan
Médico infectologista, é professor titular do departamento de moléstias infecciosas e parasitárias da Faculdade de Medicina da USP. É coordenador do centro de pesquisas clínicas do Hospital das Clínicas.

Sérgio Codelo — Superintendência do DER
Atual superintendente regional do Dnit em São Paulo, coronel é formado na área de engenharia, com graduação em ciências militares e bacharel em administração pela Aman (Academia Militar das Agulhas Negras). Trabalhou por mais de 17 anos em batalhões de Engenharia de Construção do Exército.

Inês Coimbra – Procuradoria-Geral do Estado
É advogada, mestre em direito pela PUC-SP, onde leciona no curso de especialização em direito administrativo. É procuradora há 28 anos e, em 2022, na gestão de Rodrigo Garcia (PSDB), foi nomeada procuradora-geral.

Wagner Rosário — Controladoria Geral do Estado
Graduado em ciências militares pela Academia das Agulhas Negras, atual ministro da CGU (Controladoria Geral da União) é mestre em combate à corrupção pela Universidade de Salamanca, na Espanha.

José Vicenti Santini – Representação do Estado de São Paulo em Brasília
Formado em direito, é assessor especial da Presidência da República. Já foi Secretário Nacional de Justiça, órgão do Ministério da Justiça, e assessor especial do ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Rui Gomes - presidente da InvestSP
Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio, atuou como diretor na Secretaria de Fomento, Planejamento e Parcerias do Ministério da Infraestrutura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.