Homens brancos são 10 dos 21 ministros de Lula até o momento

Seis mulheres, três delas negras, estão entre os nomes anunciados; Wellington Dias é o único que se declara indígena

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Homens brancos são 10 dos 21 ministros que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou até o momento para compor o seu governo.

Na manhã desta quinta-feira (22), o petista divulgou 16 nomes para chefiar pastas na Esplanada. Outros cinco já tinham sido confirmados em dias anteriores.

Presidente Lula, homem branco, diante de ministros. veem-se quatro brancos e dois negros ao fundo
Lula anuncia ministros após balanço do governo de transição - Ueslei Marcelino/Reuters

Entre os 21 nomes já anunciados, seis são de mulheres. São elas Margareth Menezes (Cultura), Esther Dweck (Gestão e Inovação), Nísia Trindade (Saúde), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Anielle Franco (Igualdade Racial) e Cida Gonçalves (Mulheres).

Quando se observa o critério racial, o levantamento aponta sete pessoas negras.

Para obter a informação, a Folha utilizou o critério de autodeclaração, seja nos registros de candidatura do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), seja em falas públicas. Nos casos dos nomes em que a informação não estava disponível, a reportagem indagou a cada um como se declarava.

Esther Dweck, Nísia Trindade e Cida Gonçalves não responderam até a publicação deste texto.

Tanto Flávio Dino (Justiça) quanto Rui Costa (Casa Civil) se declararam pardos nas eleições de 2018, quando ambos conseguiram a reeleição para os governos do Maranhão e da Bahia, respectivamente.

São os casos também de Luciana Santos e Jorge Messias (Subchefia para Assuntos Jurídicos).

Silvio Almeida (Direitos Humanos), ex-colunista da Folha, Anielle Franco e Margareth Menezes também estão entre os negros.

Wellington Dias, que vai chefiar o Ministério do Desenvolvimento Social, se declara indígena. Nesta quinta-feira (22), Lula o chamou de "nosso melhor índio", o que gerou críticas nas redes.

Os demais homens se declaram brancos.

Lula tem sido cobrado a compor um ministério diverso, com menos homens e mais pessoas não brancas. O próprio presidente eleito disse durante a primeira leva de anúncios que o grupo de ministros teria um perfil diverso.

"Vão ter outros ministérios. E vocês vão ver que a gente vai colocar muita gente pra participar. Vão ter mulher, homem, negros, índios, vamos tentar montar um governo que seja a cara da sociedade brasileira, em sua total plenitude. Não se preocupe com isso", afirmou ele a jornalistas na ocasião.

A declaração foi dada como justificativa ao fato de que os primeiros ministros anunciados eram todos homens: Flávio Dino na Justiça, Rui Costa na Casa Civil, Fernando Haddad na Fazenda, José Múcio Monteiro na Defesa e Mauro Vieira no Itamaraty.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.