Descrição de chapéu Governo Tarcísio

Tarcísio encontra Lula pela 3ª vez, se reúne com deputados e insiste em porto de Santos

Governador de São Paulo viaja nesta quinta-feira para Brasília, onde participa de encontro com governadores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Pela terceira vez em um mês, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) se reúne com o presidente Lula em Brasília nesta sexta-feira (27).

Convocado para participar da reunião com governadores, ele também vai se encontrar pela primeira vez com deputados federais da bancada paulista e conversar com o ministro Márcio França (Portos e Aeroportos) sobre o porto de Santos.

A Lula o aliado de Jair Bolsonaro (PL) vai pedir financiamento para a saúde, como perdão ou renegociação de dívidas de hospitais filantrópicos, e reajuste da tabela SUS, referência para a remuneração do governo a prestadores de serviço.

Em almoço de comemoração ao aniversário de São Paulo na quarta-feira (25), o chefe do Executivo paulista afirmou que o repasse de verbas para a saúde não é uma demanda exclusiva de São Paulo, mas uma preocupação geral dos governadores que se encontrarão com o presidente.

Lula cumprimenta tarcísio no palácio do planalto
O presidente Lula encontra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas - Ricardo Stuckert/ Divulgação

Tarcísio também pedirá apoio para obras de mobilidade. "Vamos falar de trem intercidades, de linha de metrô, de metrô para o ABC, para Guarulhos e de obras na Baixada Santista", disse.

Embora seja uma das prioridades, a desestatização do porto de Santos não deve ser um tema posto à mesa na reunião com Lula. Tarcísio pretende levar novos argumentos a Márcio França, que já descartou a possibilidade de conceder a área quando foi designado à pasta, em dezembro do ano passado.

O governo paulista, no entanto, vê abertura do governo para dialogar sobre o tema. No encontro bilateral de Lula e Tarcísio, em 10 de janeiro, o petista teve uma postura não dogmática sobre o assunto, segundo membros da equipe de Tarcísio, e pediu uma apresentação à equipe de parcerias e investimentos.

Em evento em Heliópolis durante a semana, Tarcísio disse que respeitará a decisão final do governo federal, mas que vai insistir no assunto. As privatizações estão no centro do seu plano de governo, e a concessão de Santos é vista por ele como a "redenção da Baixada Santista".

Tarcísio e Gilberto Kassab, secretário de Governo de São Paulo, também se reúnem com deputados federais da bancada paulista na noite desta quinta-feira (26), em encontro promovido por Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara e candidato à reeleição.

O governador esteve com Lula pela primeira vez em 9 de janeiro, um dia depois da invasão e da depredação da sede dos três Poderes por bolsonaristas. Ele considerou não comparecer à reunião com governadores, mas mudou de ideia após conversar com diferentes autoridades.

Em seu discurso na ocasião, mencionou Deus, afirmou estar feliz de participar e enalteceu a "capacidade do diálogo". Também cumprimentou Lula e disse que tem que aprender sobre São Paulo com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

"A pacificação demanda gestos de todos, do Judiciário, do Legislativo, do Executivo, dos estados", afirmou.

Um dia depois, o governador se encontrou reservadamente com Lula. Eles trataram do porto de Santos e de obras na região, além de repasses para a saúde.

Participaram também Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República), Rui Costa e Gilberto Kassab. O encontro foi amistoso e Lula publicou foto apertando a mão de Tarcísio nas redes sociais.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.