Descrição de chapéu Governo Tarcísio

Tarcísio recebe diagnóstico de Covid e vai despachar do Palácio dos Bandeirantes

Governador apresenta sintomas leves da doença

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), recebeu diagnóstico de Covid neste domingo (12).

Com sintomas leves da doença, ele afirma que manterá home office, suspendendo sua agenda externa de eventos.

Tarcísio durante evento em Brasília - Adriano Machado-6.dez.22/Reuters

"Comunico que hoje testei positivo para a Covid-19. Tenho sintomas leves e seguirei despachando normalmente da ala residencial do Palácio dos Bandeirantes, cumprindo todos os protocolos de segurança. Estou sendo acompanhando pelo Dr. Esper Kallás, presidente do @butantanoficial", escreveu em rede social.

Tarcísio participaria nesta segunda (13) de evento de entrega de ônibus escolares em Jundiaí. Segundo o governo do estado, o governador será representado pelo secretário de Educação, Renato Feder.

Não é a primeira vez que Tarcísio contrai a doença. Em 2020, quando ainda era ministro da Infraestrutura do governo Jair Bolsonaro (PL), ele também recebeu diagnóstico de Covid. Na ocasião, o chefe do Executivo afirmou que seu ministro já estava "tomando hidroxicloroquina", medicamento sem eficácia comprovada para a Covid.

"Me vacinei, vacinei minha família e achava que estava fazendo a coisa certa", disse Tarcísio na pré-campanha ao governo, ao se opor ao então presidente.

Tarcísio foi eleito governador de São Paulo apostando no eleitorado conservador e como um dos herdeiros políticos do bolsonarismo. No entanto, como mostrou a Folha, seu primeiro mês de governo gerou surpresa ao abraçar temas demonizados pelo ex-presidente e seus seguidores radicais, em um cardápio que inclui da agenda verde à busca de interlocução com indígenas.

O governador mantém mesuras ao grupo político que o elegeu, que vão de elogios públicos ao ex-presidente à nomeação dos chamados "bolsonaristas raiz" como a secretária de Política Para Mulheres Sonaira Fernandes (Republicanos) e o titular da pasta de Segurança, Guilherme Derrite (PL).

Porém ele tem destoado de Bolsonaro e seu discurso anticientífico. Em busca de investimentos para o estado, por exemplo, Tarcísio defendeu uma agenda verde em Davos, com bandeiras como a transição energética, hidrogênio verde e etanol de segunda geração.

Outro ponto em que Tarcísio destoou de seu padrinho político foi a sanção da lei que prevê distribuição de canabidiol na rede pública. Na esfera federal, Bolsonaro chamou de porcaria um projeto relacionado à substância e sinalizou que vetaria.

Na semana passada, porém, a gestão Tarcísio escreveu em justificativa de veto a projeto de lei que o autismo em crianças é mutável e pode até deixar de existir, o que é contestado por especialistas e ativistas da área. O projeto, do deputado Paulo Correa Junior (PSD) e aprovado pela Assembleia Legislativa, previa validade indeterminada a laudos médicos que atestem o transtorno do espectro autista.

Na sexta (10), Tarcísio afirmou em suas redes que sua gestão errou, que vai aperfeiçoar o projeto vetado e ampliar o debate sobre o tema. "Erramos. É importante esclarecer que o entendimento do Governo de São Paulo é que o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista é permanente e, portanto, os direitos serão definitivos. Falhamos ao deixar passar uma redação que não deixasse clara essa postura."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.