Descrição de chapéu jornalismo mídia

Cátedra Otavio Frias Filho debate a complexidade da vida em evento nesta terça (13)

Encontro é o segundo do ciclo de palestras da iniciativa criada pela USP em parceria com a Folha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade, criada pelo IEA (Instituto de Estudos Avançados) da USP em parceria com a Folha, realizará nesta terça-feira (13) encontro para debater a relação entre a complexidade e a ordem na vida e na sociedade.

Este é o segundo evento do ciclo 2023-2024 da cátedra, dentro da temática "Ciência, Comunicação e Futuro".

A reunião ocorrerá on-line, às 15h, e contará com a participação do físico e professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Bruno Coelho Cesar Mota, como conferencista, e da titular da cátedra, Suzana Herculano-Houzel, como debatedora.

Praça do Relógio da USP (Universidade de São Paulo), na Cidade Universitária, em São Paulo (SP); a instituição abriga a Cátedra Otavio Frias Filho, em parceria com a Folha
Praça do Relógio da USP (Universidade de São Paulo), na Cidade Universitária, em São Paulo (SP); a instituição abriga a Cátedra Otavio Frias Filho, em parceria com a Folha - Adriano Vizoni - 26.mar.21/Folhapress

Comentários serão feitos pelo jornalista e professor do IEA/USP André Chaves de Melo Silva, além de Vinicius Mota, secretário de Redação da Folha, ambos coordenadores do órgão.

A conferência pretende mostrar que uma das características essenciais dos seres vivos é a complexidade e auto-organização de suas próprias estruturas vitais e como isso se difunde pela sociedade, pela filosofia e até pelas simples questões cotidianas, mesmo as individuais.

De forma mais geral, também deve ser debatido o desafio da ciência contemporânea em identificar e entender quando e como a complexidade e a ordem surgem em espécies e em organizações sociais, políticas e econômicas.

A cátedra foi lançada em fevereiro de 2021, quando a Folha completou 100 anos. A iniciativa homenageia o jornalista Otavio Frias Filho (1957-2018), que liderou o projeto de modernização deflagrado pelo jornal em 1984 e dirigiu a Redação até sua morte.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.