Júri é marcado quase 10 anos após morte de cinegrafista atingido por rojão em ato

Processo estava parado havia quase três anos aguardando laudos e vídeo gravado por Santiago Andrade, morto em fevereiro de 2014

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

A juíza Tula Correa de Mello marcou para dezembro o júri popular no processo contra os dois acusados de matar o cinegrafista Santiago Andrade com um rojão durante uma manifestação no Rio de Janeiro.

O processo estava praticamente parado havia quase três anos, aguardando a busca pela íntegra das imagens gravadas por Santiago e, principalmente, a demora do ICCE (Instituto de Criminalística Carlos Éboli) em enviar parecer sobre o material da investigação.

O auxiliar de serviços gerais Caio Silva de Souza na Cidade da Polícia, no Rio de Janeiro, após ser preso sob suspeito de ter acendido o rojão que atingiu o cinegrafista da TV Bandeirantes, Santiago Andrade - Daniel Marenco-12.fev.14/Folhapress

Santiago morreu ao ser atingido por um rojão na cabeça quando fazia a cobertura, pela TV Bandeirantes, de uma manifestação na Central do Brasil em fevereiro de 2014. No Rio de Janeiro, a jornada de protestos se estendeu de junho de 2013 até julho de 2014, mês da final da Copa do Mundo.

Fabio Raposo Barbosa e Caio Silva de Souza foram denunciados sob acusação de homicídio triplamente qualificado –por motivo torpe, impossibilidade de defesa da vítima e emprego de explosivo– e pelo crime autônomo de explosão.

A pronúncia —envio do caso para o júri— chegou a ser revertida pela defesa dos acusados na segunda instância. Os advogados alegavam que não se tratava de um crime doloso, motivo pelo qual o processo deveria ser analisado por um magistrado, e não por jurados.

O júri acabou confirmado pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) e pelo STF (Supremo Tribunal Federal). A 3ª Vara Criminal chegou a marcar a sessão para 25 de julho de 2019, mas o julgamento foi suspenso a pedido da defesa de Caio.

Os advogados afirmaram que a TV Bandeirantes não havia enviado à Justiça a íntegra das imagens gravadas pela vítima durante sua cobertura. A emissora, então, encaminhou um CD, mas a defesa de Caio disse que havia apenas 15 segundos no vídeo.

Em julho de 2019, a TV informou à Justiça que esse era o único arquivo ainda disponível gravado por Santiago naquele dia.

O cinegrafista Santiago Andrade é atingido por rojão durante manifestação no Rio - 6.fev.14/Agência o Globo

Após insistência dos advogados, o juiz Alexandre Abrahão Teixeira afirmou que "ficou claro como a luz do sol que o material pretendido pela defesa de Caio não existe".

Após essa decisão, de maio de 2020, o processo não avançou para o julgamento.

A Promotoria e a defesa de Caio apresentaram quesitos a serem respondidos pelo ICCE sobre as imagens enviadas.

Em dezembro de 2020, o Ministério Público relembrou ao juiz que a polícia técnica ainda não havia enviado laudos dos computadores e celulares apreendidos com os dois acusados quando foram presos, em 2014.

O ICCE enviou, então, um laudo descrevendo apenas as características físicas dos equipamentos, sem nenhuma informação sobre seu conteúdo.

A Promotoria pediu que os dados extraídos fossem analisados. Em resposta, o órgão informou que o computador havia sido devolvido à 17ª delegacia de polícia, responsável pela investigação, e que iria buscar os celulares em seu acervo.

Ao longo desses três anos, a Justiça fez três determinações para o envio dos laudos, sem nenhuma resposta da polícia. A última determinação data de abril deste ano, com prazo de cinco dias —já esgotados.

No dia 1º de junho, a juíza Tula de Mello marcou o júri para o dia 12 de dezembro deste ano. Ela ainda aguarda, porém, a entrega dos laudos do ICCE.

Em nota, a Polícia Civil afirmou que "todos os procedimentos foram realizados e estão disponíveis para consulta da Justiça".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.