Descrição de chapéu Folhajus Congresso Nacional

Juiz do RN condena Rogério Marinho à perda de mandato, mas senador vai recorrer no cargo

Parlamentar recebeu pena por crimes que teriam sido cometidos quando ele era vereador em Natal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Caíque Alencar Gabriel Tavares
São Paulo | UOL

Um juiz de primeira instância do Rio Grande do Norte condenou o senador Rogério Marinho (PL-RN) à perda de função pública por improbidade administrativa, implicando na perda do seu mandato. A decisão, porém, não tem efeito imediato. A assessoria de Marinho disse que ele vai recorrer.

O juiz Bruno Montenegro Ribeiro Dantas considerou que Marinho, enquanto vereador da Câmara Municipal de Natal, foi responsável por incluir "de forma desleal" a nomeação de uma funcionária "fantasma" no quadro da casa, causando prejuízo aos cofres públicos.

O ex-ministro e senador eleito Rogério Marinho ao anunciar sua candidatura à presidência do Senado, em dezembro. Ao fundo, é possível ver o senador eleito Jorge Seiff e o deputado federal Sóstenes Cavalcante
O ex-ministro e senador Rogério Marinho (PL-RN) ao anunciar sua candidatura à presidência do Senado - Pedro França - 5.jan.23/Agência Senado

As punições contra o senador foram a perda de função pública, suspensão dos direitos políticos por oito anos e pagamento de multa, além de proibição de contratar com o poder público e receber benefícios ou incentivos fiscais.

A decisão afirma que o então vereador nomeou uma médica como funcionária pública, mas ela "sequer tinha ciência do seu vínculo com a Casa Legislativa" e que "jamais chegou a exercer, regularmente, as atribuições dos cargos para os quais foi nomeada".

Em nota, a assessoria jurídica de Marinho disse que ele "respeita, mas não concorda com as conclusões da Justiça de que seria ato de improbidade a contratação de médica para atender a população carente gratuitamente".

A defesa afirmou ainda não haver "acusação de apropriação de dinheiro, nem de que o serviço não era prestado" e disse que o senador "recorrerá da decisão para combatê-la no foro adequado".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.