Cátedra Otavio Frias Filho debate inteligência artificial em evento nesta terça

Encontro promovido em parceria com IEA-USP terá transmissão ao vivo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade, criada pelo IEA (Instituto de Estudos Avançados) da USP em parceria com a Folha, realizará nesta terça-feira (11) encontro sobre o que se pode entender como inteligência, para saber se há inteligência artificial no planeta.

O evento será online, das 15h às 17h, e contará com a participação do pesquisador independente Carlos Irineu da Costa, como expositor, e da titular da cátedra, Suzana Herculano-Houzel, como debatedora.

Praça do Relógio, no campus Cidade Universitária da USP - Adriano Vizoni - 26.mar.2021/Folhapress

Comentários serão feitos por André Chaves de Melo Silva, coordenador acadêmico da Cátedra Otavio Frias Filho, e por Vinicius Mota, secretário de Redação da Folha.

Entre as questões que o evento pretende abordar, está o que nos torna humanos e se as máquinas supostamente inteligentes desempenham de fato função relevante.

"Seriam outro brinquedo dos humanos, novas ferramentas do 'Homo Faber' ou tentamos transcender um estágio e criar novos operadores que possam interagir de forma autônoma com o mundo?", indaga Costa em texto de apresentação do encontro.

O debate terá transmissão e não será necessária inscrição prévia.

A cátedra foi lançada em fevereiro de 2021, quando a Folha completou 100 anos. A iniciativa homenageia o jornalista Otavio Frias Filho (1957-2018), que liderou o projeto de modernização deflagrado pelo jornal em 1984 e dirigiu a Redação até sua morte.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.