Descrição de chapéu TSE Eleições 2024

Bolsonaro faz live com filhos, volta a criticar Moraes e cita vice em chapa em SP

Em 'superlive', ex-presidente ataca TSE e Lula e fala em indicar aliado para Ricardo Nunes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília e São Paulo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez uma "superlive" ao lado dos filhos neste domingo (28) na qual defendeu suas causas ideológicas usuais, como críticas ao aborto, à legalização das drogas e ao marco temporal, além da defesa do voto impresso e do acesso facilitado a armas de fogo.

A família tratou de diversos assuntos com a intenção de fazer um chamado ao campo político da direita para as eleições municipais. Solicitou que os espectadores –no YouTube, por volta de 212 mil usuários após uma hora de transmissão– acessassem uma plataforma online de treinamentos, chamada "Ação Conservadora", guiada pelo deputado federal Eduardo (PL-SP) e o vereador Carlos (Republicanos-RJ).

Para assistir às aulas de formação política conservadora e obter um certificado, o preço cobrado é de quase R$ 300.

O ex-presidente acumula condenações judiciais desde que deixou o governo e ainda deve responder a inquéritos e a uma série de processos. A maioria das interpelações vem de atitudes de Bolsonaro durante seu mandato, incluindo o comportamento durante a pandemia.

Bolsonaro está impedido de disputar eleições por oito anos por ordem do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que o condenou à inelegibilidade, em junho, em ação sobre mentiras a respeito das urnas em reunião promovida com embaixadores em 2022. Posteriormente, ele foi condenado em uma segunda ação na corte eleitoral, sobre o uso em campanha das comemorações do Bicentenário da Independência.

O ex-mandatário também foi incluído em procedimentos do STF (Supremo Tribunal Federal) que investigam supostos incitadores e autores intelectuais dos ataques golpistas de 8 de janeiro.

Live de Bolsonaro com os filhos - Reprodução/Youtube

Com a camisa da seleção de Israel, o ex-presidente abriu a live dizendo que sente saudade do contato direto com o público. Entre os assuntos mais recentes da política nacional, citou os ataques de 8 de janeiro, lamentando as depredações, mas referindo-se aos presos como "pobres coitados".

"Quantas vezes eu recebia de alguém do Supremo, 'tem 24 horas, 48 horas para fazer isso, informar aquilo'. Por que o Supremo não decidiu acabar com os acampamentos no dia 1º de janeiro, ou 2 de janeiro?", questionou.

"Agora, se alguém queria dar um golpe, o primeiro interessado em desvendar isso é o Lula, é o ainda ministro da Justiça, Flávio Dino. Por que o Dino não dá as imagens [das câmeras]? Se queriam dar um golpe, por que não apresentam as imagens? Por que quando aconteceu o lamentável quebra-quebra em Brasília, toda imprensa colocou o magrinho derrubando o relógio com minha imagem na estampa [da camiseta]?"

Bolsonaro defendeu o voto impresso logo no início da transmissão, usando como exemplo uma situação envolvendo a Venezuela.

"Houve um acordo entre a oposição e a situação de Nicolás Maduro na Venezuela, o Tratado de Barbados [Acordo de Barbados], eles resolveram juntos trabalhar para que sanções americanas deixassem de existir ou fossem atenuadas em troca de eleição livre e justa na Venezuela", disse, ensaiando um elogio ao sistema de voto impresso ao lado de urna eletrônica, que guiou o acordo.

"Só que, o Tribunal Supremo da Justiça decidiu deixar inelegível por 15 anos a maior opositora do Maduro, Maria Corina, e o [Henrique] Capriles. Ou seja, no momento o Maduro não tem oposição na Venezuela", afirmou, destacando que "lá, a oposição não ganha."

Depois, citou que a Nicarágua também não tem mais oposição com a ditadura de Daniel Ortega.

Na live, o ex-presidente falou bastante sobre "narrativas", mentiras e redes sociais. Disse que a aprovação do projeto de lei de combate às fake news em trâmite na Câmara dos Deputados seria a "pá de cal na democracia brasileira".

Também citou o ministro Alexandre de Moraes, que presidiu o TSE na eleição.

"Até plagiando Moraes, 'quem não quer se expor, não se candidate'. O próprio Alexandre de Moraes fala aí, num julgado no STF ou TSE: ‘quem não quer se expor, não se candidate’. Mentira. Infelizmente vai acontecer. Nos acusam de espalhar fake news, mas não mostram qual é a fake news. Nos acusam de gabinete do ódio, mas não mostram matéria que teria saído do tal do gabinete do ódio."

Ele voltou a fazer críticas ao TSE, numa suposta parcialidade durante a eleição. "Só se derruba página da direita, só se censura quem é conservador no nosso país e o projeto não pode passar na Câmara. Quem vai dizer se essa matéria vai ser fake news ou não? O que defendemos é a liberdade e as pessoas que porventura sejam ofendidas que recorram à Justiça, calúnia, difamação."

"O querido TSE fez campanha nas eleições para que jovens tirassem título de eleitor. E por volta de 80% dos jovens votam na esquerda, votam no PT, então foi campanha do TSE, com toda certeza intenção não foi essa, mas ajudou e muito as eleições de 2022", disse.

O ex-presidente também fez críticas a Lula, além de alfinetá-lo, dizendo que até quando vai dormir com sua esposa, fala dele. "Parece até, quando Lula vai dormir, em vez de falar 'eu te amo', ele fala ‘Bolsonaro’".

Em muitos acenos à sua base fiel do agronegócio, Bolsonaro reclamou do veto ao projeto do marco temporal para demarcação de terras indígenas e questionou o que leva alguém a chamar o agronegócio de fascista.

Na miscelânea de tópicos explorados, Bolsonaro também afirmou que a "Polícia Federal não cansa" e insinuou que a tese do segundo mandante da morte da vereadora Marielle Franco seria para chegar nele.

"Já se começa outra narrativa. A PF, a PF do B, igual existe PC do B, já trabalha com hipótese de um segundo mandante. Ou seja, eles não cansam."

Bolsonaro também aproveitou para mandar um abraço ao presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, após atrito público entre ambos neste mês. "É um presidente realmente de palavra, que tem nos atendido nessa grande mobilização nacional para buscar candidaturas pelo Brasil."

Em outro momento, Bolsonaro indicou que pretende indicar Ricardo Mello Araújo como vice de Ricardo Nunes (MDB) na eleição municipal de São Paulo neste ano. "Vamos entrar com bom vice, que tenha boa rota", disse, sem citar o nome de Araújo, que foi chefe da Rota, batalhão especial da Polícia Militar de SP.

Como mostrou a Folha, Araújo é o nome que Valdemar vai sugerir a Nunes em reunião na segunda (29). Questionado neste domingo sobre seu vice, o prefeito afirmou que está cedo para decidir e que iria aguardar a conversa com o presidente do PL.

O ex-mandatário fez a live ao lado de seus três filhos políticos, incluindo o senador Flávio (PL-RJ). Apesar de a live ter sido transmitida no YouTube, ao divulgarem o evento em seus perfis nas redes, Flávio e Eduardo pediam para que seus seguidores se inscrevessem em um link. Na imagem acompanhando o post, diziam clique e "confirme a sua participação".

No site, era solicitado que a pessoa fornecesse seu nome, email e telefone. Na sequência, o apoiador era remetido para uma página de confirmação da participação com link para entrar em um grupo de WhatsApp.

O grupo do WhatsApp, com mais de 600 membros, trazia em seu nome "candidatos e lideranças". "Chegou o momento de organizarmos a base, preparamos futuros candidatos e formarmos lideranças para ocupar espaços nas comunidades locais", diz o email enviado após a inscrição.

Colaborou Renata Galf

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.