Descrição de chapéu Governo Lula Governo Tarcísio

Conversa entre Lula e Tarcísio tem pragmatismo, clima leve, futebol e PAC

Encontro no Planalto não gerou ruído na base bolsonarista, mais preocupada com operações da PF

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Apesar de adversários políticos, o presidente Lula (PT) e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) tiveram nesta terça-feira (30), de acordo com aliados, um encontro com pragmatismo, clima leve e conversas sobre futebol e o Novo PAC (Programa de Aceleração e Crescimento) —selo de obras do governo federal.

A reunião durou cerca de meia hora, no Palácio do Planalto, em meio ao acordo do governo paulista e federal para que os dois dividam os custos —e louros políticos— da construção do túnel entre Santos e Guarujá, no litoral sul de São Paulo.

governador conversa com lula no gabiente presidencial
O governador Tarcísio de Freitas (São Paulo) se reúne com o presidente Lula (PT) para tratar do túnel Santos-Guarujá, uma obra do Novo PAC. - Ricardo Stuckert-31.01.2024/Palácio do Planalto

Tarcísio chegou pela manhã ao Planalto, onde teve a primeira reunião na Casa Civil, com o ministro Rui Costa, o ministro Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e integrantes das equipes federal e estadual em nível técnico para discutirem os termos do novo acordo firmado. À tarde, desenrolou-se o encontro de Tarcísio e Lula, no gabinete presidencial.

Segundo relatos, o futebol, uma das principais estratégias de quebrar o gelo de Lula, esteve presente. Ao ser apresentado ao secretário do governo paulista Rafael Benini (Parcerias e Investimentos), o petista comentou como ele se parece com o ex-jogador de futebol do Corinthians, Paulo André. Benini é irmão do zagueiro, que foi campeão mundial com o time paulista em 2012.

A brincadeira rapidamente chegou ao Flamengo de Tarcísio, e o presidente lembrou que também é o time da primeira-dama, Janja, adicionando que ela fica irritada quando perde e gosta muito de assistir aos jogos. O governador de São Paulo falou da inteligência da primeira-dama na escolha do rubro-negro.

Rafael Benini, secretário do governo Tarcísio
Rafael Benini, secretário do governo Tarcísio - Senado

Brincadeiras à parte, a reunião se desenrolou com uma apresentação, pelo ministro Silvio Costa Filho, do acordo entre a União e São Paulo repactuado para que cada um arque com metade dos quase R$ 6 bilhões da obra.

Essa era a ideia inicial, mas o governo havia mudado, há duas semanas, para que a conta fosse dividida entre autoridade portuária e o setor privado.

Na reunião, Tarcísio fez uma fala sobre a importância da parceria e mencionou que este é um "sonho" de mais de 100 anos, dizendo que o primeiro registro do túnel é de um jornal de 1922. A curiosidade foi parar, inclusive, no tuíte de Lula sobre o encontro.

O governador de São Paulo, que foi ministro de Jair Bolsonaro (PL) e é frequentemente criticado pela militância de direita pelo diálogo com o petista, falou ainda de outros projetos que espera poder contar com o apoio do governo federal, como a extensão da linha 4 do metrô até Taboão ou a alça do acesso a Guarulhos do Rodoanel Norte, obras que, disse ele, não são possíveis sem o apoio do governo federal.

Lula indicou, assim como tem dito, que tem interesse em trabalhar junto do estado, mas não sinalizou especificamente nenhum projeto. Auxiliares palacianos falam que a postura deste governo difere do anterior ao promover interlocução do Executivo federal com os estados —apesar de declarações do Lula que possam incentivar a polarização.

Ficou combinado no encontro que o presidente participaria do aniversário de 132 anos do Porto de Santos na sexta-feira (2), quando será assinado o termo do acordo sobre o túnel.

Após o encontro, o ministro da Casa Civil falou sobre a reunião em um evento do Planalto. "O presidente estará na sexta-feira, em Santos, e já anunciará novas parcerias com o Governo de São Paulo. Dando seguimento ao que é o lema deste governo, unir o Brasil", disse Rui Costa.

O Planalto ainda não detalhou oficialmente como se dará a parceria entre União, governo estadual e iniciativa privada para a obra.

O encontro foi registrado por Lula nas redes sociais, com direito a fotos. O governador, por sua vez, apesar da postura de pragmatismo, preferiu evitar maiores exposições da reunião e não postou sobre ela nos seus perfis.

De acordo com aliados, Tarcísio de Freitas esteve com Bolsonaro há cerca de duas semanas e, na ocasião, teria afirmado que provavelmente iria a Brasília nas semanas seguintes para tratar do Porto de Santos. O ex-presidente teria compreendido a necessidade, disseram.

E, desta vez, a militância bolsonarista nas redes sociais não se mobilizou contra o governador. A principal preocupação dela, neste momento, é com as operações da operação Polícia Federal que na última semana colocaram na mira os deputados Carlos Jordy (PL-RJ) e Alexandre Ramagem (PL-RJ), ambos pré-candidatos às prefeituras de Niterói e do Rio de Janeiro, e o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos).

No caso de Carlos e Ramagem, o objetivo das ações é apurar a existência de uma "Abin paralela" durante o governo de Bolsonaro. Com isso, perfis com muitos seguidores e relevantes influenciadores do bolsonarismo focaram seus ataques ao que apontam como excesso e injustiça nas operações.

O encontro de Tarcísio com Lula, então, passou sem gerar maiores desgastes na base da direita. Ele é tido como um dos nomes para a sucessão em 2026, diante da inelegibilidade do ex-presidente.

No passado, o governador já foi criticado pelos apoiadores do ex-presidente por sua postura de diálogo com o Planalto. Aliados de Bolsonaro mais radicais apontam para falta de lealdade, enquanto aliados de Tarcísio alegam ser necessária a proximidade para poder tirar do papel projetos importantes para o estado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.