Descrição de chapéu Folha Informações MST

Homem que afirma ser petista e corrupto não é líder do MST e sim ex-candidato do PRTB

Empresário gravou sátira criticando o PT e conteúdo viralizou com legenda afirmando se tratar de João Pedro Stedile

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Não é João Pedro Stedile, líder nacional do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra), o homem que aparece em um vídeo à beira da piscina afirmando ser petista e corrupto. A pessoa vista nas imagens é o empresário e ex-candidato a deputado federal pelo PRTB em Mato Grosso do Sul, Valdecir Hanauer.

O vídeo original, que não menciona Stedile, foi publicado no perfil do empresário no TikTok em 16 de março de 2024, segundo Hanauer, em tom de sátira. Como verificado pelo Comprova, o empresário se apresenta como "patriota" e apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas redes sociais. Posteriormente, o registro foi amplamente repostado no X com a legenda "O nome dele é João Pedro Stedile. Líder nacional do MST, olha ele bêbado o que fala…".

À esq., captura de tela com logo do TikTok mostra homem na piscina, com lata de cerveja, copo e garrafa de bebida à frente; este é Valdecir Hanauer; à dir., foto de Stedile, do rosto dele
À esq., captura de tela do vídeo publicado por Valdecir Hanauer e, à dir., João Pedro Stedile, do MST - Reprodução/TikTok / Myke Sena/Câmara dos Deputados

Enganoso, para o Comprova, é o conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

A reportagem tentou entrar em contato com Valdecir Hanauer e com a dona de uma das contas que repostou o vídeo, mas não houve retorno até a publicação deste texto

Por que investigamos

O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas e eleições no âmbito federal e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984. Sugestões e dúvidas relacionadas a conteúdos duvidosos também podem ser enviadas para a Folha pelo WhatsApp 11 99486-0293.

Leia a verificação completa no site do Comprova.

A investigação desse conteúdo foi feita por Imirante e Estado de Minas e publicada em 27 de março pelo Comprova, coalizão que reúne 42 veículos na checagem de conteúdos virais. Foi verificada por Folha, UOL, O Dia, Estadão e Tribuna do Norte.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.