Descrição de chapéu Folhajus

Infografia mostra como ocorreu fraude de cartão de vacinação de Bolsonaro, segundo PF

Sistema de Duque de Caxias era utilizado para inserir dados falsos no sistema para ex-presidente e aliados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Polícia Federal indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o tenente-coronel Mauro Cid e mais 15 pessoas no caso que investiga a fraude de cartões de vacinação contra a Covid-19. O inquérito aponta a suspeita dos crimes de inserção de dados falsos em sistema público e associação criminosa.

O caso está vinculado ao inquérito das milícias digitais, tramitando em sigilo no STF (Supremo Tribunal Federal) sob a relatoria de Alexandre de Moraes. Em relatório final da apuração, a corporação detalha como ocorreu a fraude no cartão de imunização e a relação entre os suspeitos e o esquema.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fala em evento de lançamento da candidatura do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) para a Prefeitura do Rio de Janeiro
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fala em evento de lançamento da candidatura do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) para a Prefeitura do Rio de Janeiro - Pablo Porciuncula - 16.mar.24/AFP

Em linhas gerais, segundo a PF, Mauro Cid, o principal articulador da inserção de dados falsos, recebia os pedidos de cartões falsos e os pedia para um major, que repassava a demanda para o secretário de Governo de Duque de Caxias (RJ) incluir os dados no sistema do Ministério da Saúde.

Além do ex-presidente, da filha dele, de Cid, sua esposa e filhas, dois assessores de Bolsonaro teriam sido beneficiados com a adulteração nos sistemas da Saúde — Max Guilherme Machado de Moura e Sérgio Rocha Cordeiro.

Bolsonaro disse em depoimento não ter determinado a inserção de dados falsos na carteira de vacinação. A defesa dele criticou o indiciamento e disse que relatório da PF é precipitado.

Os advogados de Sergio Cordeiro, Marcelo Câmara, Max Guilherme e Luis Reis cobraram acesso aos dados da investigação. A defesa de Cid e do deputado Gutemberg não responderam, e as demais não foram localizadas.

Entenda como, segundo a PF, ocorreu fraude no cartão de vacinação de Bolsonaro e alguns de seus aliados:

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.