Veja lista de indiciados pela PF sob suspeita de fraude em cartão de vacinação

Bolsonaro, Mauro Cid e mais 14 pessoas estão na lista da Polícia Federal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Polícia Federal indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o ex-ajudante de ordens Mauro Cid e mais 14 pessoas no caso que apura a falsificação de certificados de vacinas de Covid-19. Eles foram indiciados sob suspeita pelos crimes de inserção de dados falsos em sistema público e associação criminosa.

A pena para associação criminosa é a reclusão de 1 a 3 anos. Já a inserção de dados falsos em sistema de informações tem pena de reclusão de 2 a 12 anos e multa.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao lado de pessoa fantasiada de 'Zé Gotinha', símbolo das campanhas de vacinação do SUS, durante evento no Palácio do Planalto, em 2020 - Pedro Ladeira/Folhapress

Veja a lista de indiciados:

Jair Bolsonaro
Ex-presidente é investigado em caso de fraude em cartão de vacinação com dados inseridos em registros do SUS, segundo a PF.

Mauro Cesar Cid Barbosa
Tenente-coronel do Exército Brasileiro e ex-ajudante de ordens do ex-presidente Bolsonaro. É suspeito de inserir dados falsos referentes à vacinação de sua família —sua mulher, Gabriela Ribeiro Cid, e três filhas — e de Bolsonaro e sua filha, Laura, no sistema do SUS.

Gabriela Santiago Ribeiro Cid
Mulher do tenente-coronel Mauro Cid. Ela admitiu em depoimento à PF que usou certificado falso de vacinação contra a Covid-19. Porém, culpou o marido pela inclusão de dados falsos no sistema do Ministério da Saúde.

João Carlos de Sousa Brecha
Secretário de Governo em Duque de Caxias (RJ), cidade onde as inserções falsas foram feitas no sistema do Ministério da Saúde.


Cláudia Helena Acosta Rodrigues da Silva
Chefe da central de vacinação de Duque de Caxias. Segundo a PF, ela teria retirado da base de imunização do país o registro de que Bolsonaro teria tomado duas doses da vacina Pfizer.

Célia Serrano da Silva
Secretária de Saúde de Duque de Caxias é investigada por atuar na inserção de dados falsos de vacinação contra a Covid-19 em benefício de várias pessoas.

Gutemberg Reis de Oliveira
Deputado federal e irmão do ex-prefeito de Caxias, Washington Reis. Ele é apoiador de Bolsonaro e teria atuado como intermediador da fraude.

Ailton Gonçalves Barros
É investigado por intermediar a inserção de dados falsos de vacinação contra a Covid.

Sérgio Rocha Cordeiro
Assessor do ex-presidente Bolsonaro. Segundo a PF, teve a inserção de dados falsos nos sistemas do Ministério da Saúde.

Max Guilherme Machado de Moura
Assessor do ex-presidente Bolsonaro. Segundo a PF, teve também a inserção de dados falsos nos sistemas do Ministério da Saúde.

Marcelo Fernandes Holanda
De acordo com a PF, auxiliou Ailton Gonçalves Barros na inserção dos dados falsos.

Camila Paulino Alves Soares
Servidora da Prefeitura de Duque de Caxias é investigada por atuar na inserção de dados falsos de vacinação contra a Covid-19 em benefício de várias pessoas.

Luis Marcos dos Reis
Sargento e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. O relatório de análise da PF identificou que Mauro Cid solicitou ajuda de Luis Marcos dos Reis para obter um cartão de vacinação preenchido com doses da vacina contra a Covid em nome de sua mulher.

Farley Vinícius Alcantara
Sobrinho de Luis Marcos dos Reis, o médico teria auxiliado o sargento, segundo a PF.

Eduardo Crespo Alves
O segundo-Sargento do Exército tentou, a pedido de Mauro Cid, obter um cartão de vacinação preenchido com doses da vacina contra a Covid em nome de Gabriela Santiago Ribeiro Cid.

Paulo Sergio da Costa Ferreira
Também tentou, a pedido de Mauro Cid, obter um cartão de vacinação preenchido com doses da vacina contra a Covid em nome de Gabriela Santiago Ribeiro Cid.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.