Descrição de chapéu Datafolha Eleições 2024

Confira pesquisa Datafolha para prefeituras de São Paulo, Rio, BH e Recife

Levantamento mostra intenção de voto para pré-candidatos nas eleições municipais em diferentes cenários

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma nova pesquisa Datafolha, agora com intenção de voto para as prefeituras de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife, foi divulgada nesta sexta-feira (5). É o primeiro levantamento do instituto neste ano nas capitais fluminense, mineira e pernambucana.

Além da preferência no voto, outros quesitos foram auferidos, como a rejeição, o grau de conhecimento deles pelo eleitor e a opinião sobre os problemas da cidade.

Os resultados gerais da nova pesquisa podem ser conferidos em página especial da Folha.

Imagem de uma urna eletrônica utilizada nas eleições brasileiras. A parte superior da urna exibe o texto 'JUSTIÇA ELEITORAL' e o brasão da República Federativa do Brasil. A urna possui um teclado numérico com botões de 0 a 9, além de botões coloridos para confirmar (verde), corrigir (laranja) e branco (branco).
Urna eletrônica armazenada em São Paulo - Rubens Cavallari - 23.ago.22/Folhapress

Em São Paulo, pesquisa do Datafolha divulgada em maio mostrou o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) e o prefeito Ricardo Nunes (MDB) liderando a disputa. Em um dos cenários, na ocasião, o primeiro marcou 24%, e o segundo, 23%. Foi o primeiro levantamento feito tendo como pré-candidatos José Luiz Datena (PSDB) e Pablo Marçal (PRTB).

No Rio, estão entre os pré-candidatos o prefeito Eduardo Paes (PSD), além de Alexandre Ramagem (PL) e Tarcísio Motta (PSOL). Em Belo Horizonte, alguns dos postulantes são o atual chefe do Executivo municipal, Fuad Noman (PSD), Bruno Engler (PL) e Rogério Correia (PT).

No Recife, também busca a reeleição o atual prefeito, João Campos (PSB). Estão na lista de pré-candidatos o ex-ministro Gilson Machado (PL) e Daniel Coelho (PSD).

As pesquisas eleitorais são um retrato da intenção de voto dos eleitores no momento em que as entrevistas são feitas, e não uma projeção do resultado, que só será conhecido no dia do pleito, com a apuração oficial. O primeiro turno está marcado para 6 de outubro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.