Folha realiza seminário para discutir futuro da matriz elétrica brasileira

Evento que acontece no dia 19 de outubro no auditório do jornal tem entrada gratuita

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Usina eólica no Piauí
Usina eólica no Piauí - Zanone Fraissat/Folhapress
São Paulo

Folha realiza no dia 19 de outubro o seminário Segurança e Sustentabilidade da Matriz Elétrica Brasileira, em parceria com o Instituto Escolhas, organização voltada para o desenvolvimento sustentável.

Durante o evento, serão apresentados os resultados inéditos de um estudo sobre os custos e benefícios das fontes de geração elétrica no país. A pesquisa contém ainda um levantamento dos principais desafios para o setor nos próximos anos.

Mais de 80% da eletricidade usada no país é proveniente de fontes renováveis, como a hidráulica (68%) e a biomassa (8%), segundo dados da EPE (Empresa de Pesquisa Energética).

Esses números colocam o país em um lugar de destaque no mundo quando o assunto é estruturar uma matriz energética mais limpa, sustentável e com menor impacto para o ambiente. Apenas 23% da eletricidade usada no planeta vêm de fontes renováveis; a maior parte dos países ainda depende fortemente de combustíveis como o carvão e o gás natural.

Após a divulgação dos dados do estudo no seminário, dois debates discutirão o presente e o futuro da sustentabilidade das fontes de eletricidade do Brasil, que serve de exemplo e deve ter papel relevante na transformação da matriz energética mundial. Os painéis contarão com a participação de economistas e especialistas na área.

O evento acontece a partir das 8h30, no auditório da Folha (al. Barão de Limeira, 425, 9º andar). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site eventos.folha.uol.com.br.

 

SEGURANÇA E SUSTENTABILIDADE DA MATRIZ ELÉTRICA BRASILEIRA

Quando: 19/10, às 8h30

Onde: Auditório da Folha (al. Barão de Limeira, 425)

Inscrições gratuitas no site eventos.folha.uol.com.br

Programação

Café de boas-vindas (8h30 às 9h)

Abertura (9h às 9h10)

Murilo Bussab, diretor de circulação e marketing da Folha de S.Paulo; Roberto Kishinami, coordenador do portfólio de energia Instituto Clima e Sociedade, e Sergio Leitão, diretor de relacionamento com a sociedade do Instituto Escolhas.

Apresentação do estudo (9h10 às 09h40) 

Mário Veiga, presidente da PSR, e Bernardo Bezerra, diretor técnico na PSR.

Por que nem todo MWh é igual? (9h às 10h40) 

Roberto Kishinami, coordenador do portfólio de energia Instituto Clima e Sociedade; 
Lavinia Hollanda, diretora-executiva da Escopo Energia; Elena Landau, advogada sócia da Sergio Bermudes Advogados; Mário Veiga, presidente da PSR, e Bernard Appy, diretor do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF).

Como garantir segurança e sustentabilidade da matriz elétrica do futuro? (10h40 às 12h) 

Vinícius Torres Freire, colunista da Folha de S.Paulo; Paulo Pedrosa, ex-secretário executivo do Ministério de Minas e Energia; Zeina Latif, economista-chefe na XP Investimentos; Mario Menel, presidente do Fórum das Associações do Setor Elétrico, e Sergio Leitão, diretor de relacionamento com a sociedade do Instituto Escolhas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.