Folha realiza seminário sobre papel da educação profissional na retomada econômica

Evento virtual em 14 de junho será transmitido no site do jornal; público pode enviar perguntas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Guarulhos

O papel que a educação profissional pode desempenhar na retomada econômica do Brasil esteve no centro dos debates de seminário realizado pela Folha, em parceria com o Itaú Educação e Trabalho, na segunda-feira (14), das 15h às 18h (horário de Brasília).

O evento reuniu especialistas, gestores públicos e empresários que analisaram as oportunidades que a formação técnica e profissional pode gerar para mitigar o desemprego e a evasão escolar.

Dois eixos temáticos nortearam o seminário. No primeiro painel, foram abordados os estigmas que rondam o ensino profissionalizante, muitas vezes negligenciado na matriz educacional brasileira, além dos entraves orçamentários para alavancar a área.

Já na segunda mesa, foram debatidos os impactos da lei do novo ensino médio, de 2017. No novo currículo, os estudantes têm a possibilidade de escolher uma formação técnica e profissional para cursar além das matérias tradicionais. Ao final, são certificados no ensino médio e no curso técnico.

A mediação das conversas foi feita pela jornalista Angela Pinho, repórter da editoria de Cotidiano. O público enviou perguntas e comentários por meio do WhatsApp, no número (11) 99648-3478.

Confira, a seguir, a lista completa de convidados:

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA RETOMADA ECONÔMICA

Dia 14 de junho (segunda-feira)


MESA 1: Educação profissional: subestimada nos debates pedagógicos

HORÁRIO: 15h às 16h30

PARTICIPANTES: Ana Inoue (superintendente do Itaú Educação e Trabalho); José Henrique Paim​ (diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV e ex-ministro da Educação); Laércio Cosentino (presidente do conselho de administração da Totvs) e Pedro Passos (copresidente do conselho de administração de Natura &Co e cofundador da Natura).


MESA 2: A oportunidade no novo ensino médio

HORÁRIO: 16h30 às 18h

PARTICIPANTES: Aléssio Trindade (professor do Instituto Federal da Paraíba e ex-secretário nacional de Educação Profissional e Tecnológica); Daniel Barros (subsecretário de Educação Profissional de São Paulo); Rafael Lucchesi (diretor de educação e tecnologia da CNI e diretor-geral do Senai) e Vitor de Angelo (secretário de Educação do Espírito Santo e presidente do Consed).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.