Folha realiza seminário sobre impactos das mudanças climáticas

Evento ao vivo discute reflexos econômicos e sociais do aquecimento global no pós-pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Folha realiza na próxima sexta-feira (29), das 11h às 13h, o seminário Mudanças Climáticas. Às vésperas da COP26, conferência das Nações Unidas para debater o combate ao aquecimento global, o evento reúne especialistas para falar sobre reflexos econômicos e sociais das alterações no clima.


Assista ao vivo:


A transmissão dos debates acontece ao vivo e pode ser acompanhada neste link. O primeiro painel, com início às 11h, fala sobre como a retomada econômica pode influenciar os níveis de emissão de poluentes. É possível pensar em estratégias sustentáveis? Qual o impacto para as florestas tropicais, como a Amazônia?

Vista aérea mostra área desmatada na fronteira entre a Amazônia e o Cerrado em Nova Xavantina, Mato Grosso
Vista aérea mostra área desmatada na fronteira entre a Amazônia e o Cerrado em Nova Xavantina, Mato Grosso - Amanda Perobelli - 28.jul.2021/Reuters

Já a segunda mesa do evento, com início às 12h, discute a crise do clima e os impactos sociais no pós-pandemia. Qual o papel social das ações de preservação da biodiversidade? O que muda no cenário pós-pandemia?

Entre 2020 e 2021, o ritmo de desmatamento na Amazônia foi o maior registrado nos últimos dez anos, de acordo com o Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia).

Além disso, mudanças nos padrões de temperatura e regime de chuvas, associadas ao aumento de queimadas no Pantanal e na Amazônia, colocaram em evidência a necessidade de ações de preservação desses biomas para a sobrevivência da fauna e flora nativas.

O evento é patrocinado pela Klabin e pela Prefeitura de São Paulo; O público poderá participar com envio de perguntas e comentários pelo WhatsApp, no número (11) 99648-3478.

Seminário Mudanças Climáticas


MESA 1: Pós-pandemia e retomada econômica: Quais os possíveis impactos para as mudanças climáticas?

Horário: Sexta-feira, 29 de outubro, das 11h às 12h

Palestrantes: Carlos Eduardo F. Young, coordenador do grupo de Economia do Meio Ambiente do Instituto de Economia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro); Izabella Teixeira, conselheira do Centro Brasileiro de Relações Internacionais e ex-Ministra do Meio Ambiente (2010-2016); Lívia Pagotto, gerente de conhecimento do Instituto Arapyaú; Cristiano Teixeira, diretor-geral da Klabin


MESA 2: A crise do clima e os impactos sociais no pós-pandemia

Horário: Sexta-feira, 29 de outubro, das 12h às 13h

Palestrantes: Helio Mattar, colunista da Folha e presidente do Instituto Akatu; Paloma Costa, membro do Grupo Consultivo da Juventude sobre Mudança Climática da ONU; Ana Toni, diretora-executiva no Instituto Clima e Sociedade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.