Descrição de chapéu mercado de trabalho

Jovens bem informados podem ter mais sucesso em seu desenvolvimento profissional

Leia a edição da newsletter FolhaCarreiras desta terça-feira (17)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Esta é a edição da newsletter FolhaCarreiras desta terça-feira (17). Quer recebê-la as segundas-feiras no seu email? Inscreva-se abaixo.


Importância de estar informado

Uma seção de notícias em uma newsletter sobre carreiras? Como assim? Calma, que eu te explico.

Já dizia o filósofo Francis Bacon que o conhecimento é poder, mas para além dessa afirmação, o jovem estar antenado nas atualidades é importante para o seu desenvolvimento profissional.

Ouvimos quem entende do assunto para explicar a importância de estar informado:

Rafael Braz, diretor de carreiras no Ibra (Instituto Brasileiro de Recolocação Assertiva), afirma que, por exemplo, acompanhar as notícias de economia pode ajudar a entender quais segmentos estão em alta na hora de escolher um curso ou procurar uma vaga.

  • "É importante que o jovem entenda onde ele está inserido, quais são as tendências globais, para onde o mundo está caminhando. Isso ajuda imensamente na aprovação de um processo seletivo", diz Braz.

Quer um exemplo? A administradora de produtos Gabriela Almeida, 25, procura se informar para estar antenada onde o mercado está sendo direcionado, principalmente na sua área de atuação.

  • "Como a tecnologia está entrando no varejo, preciso saber o que está acontecendo em outros lugares, como na China, onde há muita novidade. Então, estar informada, me ajuda a entender que áreas estão crescendo", conta.
Happy millennial hispanic teen girl checking social med
O jovem que acompanha as notícias pode ser mais atrativo para as empresas - Adobe Stock

E tem mais… para Carolina Balduino, especialista em recrutamento e seleção, o jovem que sabe o que está acontecendo, que acompanha as notícias pode ser mais atrativo para as empresas.

  • "É importante expandir seu repertório para que você esteja além de atualizado, mais completo e preparado para novas oportunidades", diz Balduino.

Como se informar? A Fernanda Romanello, 25, analista de gestão de categorias, costuma se atualizar por podcasts e newsletters. Quando estava no mercado editorial na área de educação, Fernanda teve a necessidade de acompanhar o que estava acontecendo nesse segmento porque tinha reflexo em seu trabalho.

  • "Qualquer lei que fosse aprovada ou qualquer movimento que tivesse nessa área influenciava no nosso material didático e nos nossos resultados".

Já a jovem aprendiz na área de patologia clínica Isabelle Fernandes, 19, se informa para auxiliar na produção de conteúdo da iniciativa Todos na Política, um canal de informações sobre atualidades criado por ela mesma. Ela conta que estar antenada nas notícias ajudou a ter uma ideia de qual carreira seguir.

Agora sem desculpas para dizer que não tem tempo de se informar ou ficar boiando nos assuntos do dia a dia, segue o fio com a nova seção Não fique sem saber. ​


Não fique sem saber

O que está acontecendo na cracolândia? Desde o início da década de 1990, São Paulo lida com um dos seus principais problemas sociais: a cracolândia. Até quarta-feira, usuários de drogas estavam fixados na praça Princesa Isabel, quando houve uma ação da Polícia Civil e da Prefeitura de São Paulo para combater o tráfico na região.

Acompanhe as últimas notícias sobre a cracolândia aqui.

Por que a gasolina sobe tanto? O brasileiro não vive dias melhores, tudo realmente está caro. O preço da gasolina atingiu a média de R$ 7,295 por litro, segundo dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis). O diesel também não fica para trás, sendo vendido, em média, a R$ 6,630 por litro. Ambos os valores superam os números registrados anteriormente.

  • Tanto a gasolina como o diesel sofreram reajustes nas refinarias, o primeiro é explicado pela elevação da cotação do etanol hidratado, já o segundo vem sendo repercutido por importações mais caras.

Os combustíveis nunca estiveram tão caros, saiba o motivo aqui.

Ouça no podcast Café da Manhã como o governo tenta, sem sucesso, conter o preço dos combustíveis.

Encontre sua vaga

Veja oportunidades de emprego para estágio ou efetivo aqui

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.