Descrição de chapéu mercado de trabalho

Funcionário influenciador é aposta das empresas para divulgar marca nas redes

Colaboradores criam conteúdo sobre rotina de trabalho e processos seletivos da companhia

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São Paulo

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Tema da semana: funcionário influenciador

Você é aquela pessoa comunicativa que, com a câmera ligada, se sente à vontade? Já pensou em seguir a carreira de influenciador?

Na busca de reter e atrair profissionais, além de promover as ações da marca, as companhias estão apostando nos funcionários influenciadores. Eles também são conhecidos como influenciadores internos ou corporativos.

Importante lembrar: influenciador digital não é considerado um trabalho formal. Mas há em processo um projeto de lei para regulamentar a profissão.

Empresas investem nesses profissionais para ampliar a divulgação da marca - fizkes /Adobe Stock

O que é um funcionário influencer?

São funcionários que trabalham na empresa e passam a ser o porta-voz da marca, de forma interna, engajando os colaboradores, e externa, possibilitando que outras pessoas conheçam as ações da companhia, diz Thiago Cavalcante, fundador e CEO da Inflr, startup especializada em ações com influenciadores digitais.

↪ Assim, a organização consegue transmitir sua mensagem e endossar suas campanhas por meio dos funcionários.

↪ "Com a creator economy (negócios gerados por criadores de conteúdo), essas figuras surgiram. As organizações entenderam que não só os influenciadores digitais convencionais eram passíveis de gerar influência, mas que pessoas comuns também", afirma Carolina Terra, pesquisadora, consultora e professora nas áreas de mídias sociais.

E mais...como geralmente as empresas não podem remunerar por esse trabalho, elas oferecem capacitações, cursos, premiação ou brindes.

O que as empresas e os funcionários ganham?

  • As marcas usufruem de um canal de audiência gratuito, no qual quanto maior a audiência, mais benefícios para a empresa;
  • Enriquece o employer branding (marca empregadora, em inglês), uma estratégia de marketing digital para gerar uma percepção positiva da marca e atrair potenciais colaboradores;
  • Os funcionários se tornam desejados por outras companhias por ter experiência com divulgação da marca.

E qual o perfil de um influenciador?

  • Saber se comunicar com seu público é essencial;
  • Ter habilidades técnicas de criação de conteúdo e apresentação;
  • Aptidão para mídias sociais, não apenas gostar, mas saber usar. Além de entender a dinâmica das plataformas para produzir de maneira adequada para cada rede. Não adianta replicar o mesmo conteúdo, afirma Terra.
  • Dica de por onde começar: converse com outros funcionários influenciadores sobre seu dia a dia e conheça os bastidores desse trabalho. Isso é importante para tomar decisões e ter atalhos para não passar pelos mesmos problemas, afirma Ana Paula Passarelli, COO e cofundadora da Brunch, agência de influência digital.

Que conteúdos postam?

  • Dia a dia na empresa, como é seu trabalho;
  • Falam de projetos e eventos que participam na companhia;
  • Divulgam processos seletivos da marca;
  • E mais: os conteúdos são compartilhados no TikTok, Instagram ou LinkedIn.

Dica de conteúdo: Faça associações positivas com a marca que incentive seus seguidores a interagirem. E seja transparente: se errar, peça desculpas, diz Passarelli. Além disso, seja espontâneo, isto é, quanto menos cara de propaganda, mais autêntico será o conteúdo.

Cuidados na hora de publicar:

  • Evite gravar a tela do computador para não vazar informações privadas da companhia;
  • Evite mostrar pessoas nos vídeos sem autorização delas;
  • As próprias empresas com programas de funcionários influenciadores orientam os colaboradores sobre o que não postar.
    • Por exemplo, no programa Influencer RCHLOVER, da Riachuelo, "não são permitidas postagens de cunho político, religioso ou qualquer outro quesito que possa servir como discriminatório", diz Valeska Tristão, 31, especialista em visual merchandising (ferramenta de marketing) e participante do projeto.

Nos bastidores. Checklist de empresas com funcionários influencers:

RIACHUELO

O Influencers RCHLOVERS conta com 19 funcionários de diversos cargos, de costureira à especialistas, que possuem de 23 a 40 anos.

Como funciona? Os influenciadores são orientados com pautas mensais pelo time de comunicação interna. Cada um cria seu conteúdo e divulga em canais internos ou externos da companhia, como o LinkedIn.

↪ Segundo Mauro Mariz, diretor executivo de gente e sustentabilidade da Riachuelo, a organização preferiu usar o termo influenciador porque embaixador é um termo desgastado, que transmite a ideia de "missões a cumprir". Já os funcionários influenciadores da empresa não precisam fazer nada além do que já fazem organicamente, que é falar da Riachuelo em suas redes para fortalecer os pilares da marca.

PEPSICO

O PEPfluencer começou focado em estagiários da companhia –a última edição contou com 17 deles. "Mas vimos que tínhamos potencial para expandir e agora todos os funcionários da empresa são bem-vindos, em toda América Latina", diz Thaisa Thomaz, diretora de talentos da PepsiCo Brasil.

Como funciona? Os participantes do programa, por meio de depoimentos em vídeos ou em texto, compartilham a rotina de trabalho, novos desafios que enfrentam na companhia e falam sobre o que é a PepsiCo. Além disso, não há restrição ou pré-requisito para participar do projeto.

↪ "É um trabalho em conjunto, nós orientamos e sugerimos alguns caminhos e pautas, mas contamos muito com o olhar de cada um e incentivamos que usem sua linguagem habitual e criações de formato aberto nas comunicações, para que se sintam confortáveis e sejam autênticos nas mensagens transmitidas", diz Thomaz.

NESTLÉ

O Influencers Nestlé conta com 800 funcionários, de diversas regiões do país e sem restrição de idade. Inclusive, o principal colaborador influenciador da marca é um chefe de cozinha de 65 anos, diz Ionah Kochen, vice-presidente de marketing, comunicação e assuntos institucionais na Nestlé.

Como funciona? Assim como nos outros, os colaboradores falam da companhia a partir das suas experiências. Kochen diz que os próprios funcionários sugerem conteúdos, como quando, no Rock In Rio, os participantes do programa criaram conteúdos associando o festival ao Kit Kat.

↪ Além disso, há sugestões vindas da empresa, como na divulgação da abertura das inscrições do programa de trainee.


Vida de funcionário influenciador

Profissionais que desempenham esse papel nas empresas dão dicas para os leitores.

VALESKA TRISTÃO - news carreiras
Valeska Tristão, 31, especialista em visual merchandising (ferramenta de marketing) na Riachuelo e participante do programa Influencer RCHLOVER desde abril de 2022 - Arquivo pessoal

Valeska produz conteúdos em vídeo sobre processos da companhia, unboxing (mostra lançamentos da marca) de novas coleções, e compartilha em seu LinkedIn.

Como concilia a rotina de trabalho com as atividades do programa? "Como estou muito em campo, visitando lojas para montar a estratégia de VM [Visual Merchandising], e também atuo alguns dias em home office, é tranquilo encaixar os pedidos do programa em minha rotina. Recebemos as solicitações com antecedência e os formatos são flexíveis, nem sempre preciso produzir vídeo, podem ser textos e fotos."

Benefícios para a carreira: "Me ajuda a estar alinhada ao que a Riachuelo faz em primeira mão. Além de exercitar minha capacidade de escrever, roteirizar e trabalhar minha postura e marketing pessoal."

Dicas para quem deseja ser um funcionário influenciador: "O primeiro ponto é ser engajado e ter compromisso com a empresa. Ganhar kit, entre outras coisas, é muito bom, mas não podemos nos incentivar só por isso. Eu me motivo porque sou colaboradora também e quero que os outros colaboradores vejam que nós os representamos aqui. Seja honesto com esse compromisso."

Ruth Dias - news carreiras
Ruth Dias, 24, assistente de comunicação comercial na Nestlé. Ela faz parte do programa de influenciadores da companhia - Arquivo pessoal

Ruth usa seu perfil no Instagram para divulgar os conteúdos do programa. Ela publica vídeos curtos sobre como é trabalhar na Nestlé, seu dia a dia na empresa e promove ações da marca, por exemplo o programa de trainee.

Como concilia a rotina de trabalho com as atividades do programa? Ruth diz que consegue ajustar com as tarefas diárias, pois os afazeres do influenciador têm prazos de entrega mensais e, assim, ela consegue se planejar.

Benefícios para a carreira: "Nós, colaboradores, ficamos mais próximos das marcas. Até brinco que vivemos num 'universo Nestlé', e só quem é da casa pode falar com tanta propriedade sobre nossas ações, e com tanto orgulho e transparência sobre as nossas marcas. Além disso, representar a maior empresa de alimentos do mundo é uma oportunidade valiosa para quem está no começo da carreira de influenciador digital".

Dicas para quem deseja ser um funcionário influenciador? "O essencial é estar conectado com os propósitos e compromissos da marca. Por exemplo, nossa preocupação com as pessoas, com iniciativas de diversidade e inclusão que impactam de dentro para fora da companhia e nossas conquistas diárias em inovação de produtos. A dica é pegar todo esse orgulho de pertencer, que já sentimos e transmitimos internamente, e compartilhar com quem está do outro lado nos assistindo."

 Beatriz Amado - news carreiras
Beatriz Amado, 22, estagiária de vendas na PepsiCo. Ela participou de uma das edições do programa PEPfluencer - Arquivo pessoal

Beatriz compartilhava os conteúdos como influenciadora no seu perfil do LinkedIn. Dentre as atividades como PEPfluencer, ela participou de eventos da marca e falava sobre como é trabalhar na PepsiCo, como conseguir emprego na companhia e como funciona essa iniciativa.

Como conciliava a rotina de trabalho com as atividades do programa? Beatriz diz que, quando tinha reuniões do programa, ela adiantava as tarefas do estágio e sinalizava na sua agenda online que estaria ocupada no horário. Aliás, os afazeres relacionados ao PEPfluencer eram realizados dentro do seu horário de expediente.

Benefícios para a carreira: "Pude conhecer novas áreas da empresa e conversar com outras lideranças, sendo que, fora do programa, não teria essa facilidade em fazer contato. A iniciativa também dá visibilidade para outras pessoas nos conhecerem", diz.

Dicas para quem deseja ser um funcionário influenciador: "Ser apaixonado pela marca e gostar daquilo que faz. Mostrar interesse para seus líderes e indicar que está aberto para desafios e outras oportunidades de se desenvolver."


Não fique sem saber

Explicamos dois assuntos do noticiário para você.

O Congresso em 2023

Qual será a cara do Congresso Nacional no próximo ano? Segue o fio:

Mas, antes. O Congresso é formado composto por duas Casas: o Senado Federal e a Câmara dos Deputados. Agora, segue o fio:

  • Bancada ruralista, uma das mais influentes no órgão constitucional, teve 65% de índice de reeleição na Câmara. O presidente da bancada, Sérgio Souza (MDB-PR), disse esperar novas adesões em 2023.
    • 202 disputaram um novo mandato e saíram vitoriosos 133.
  • Bancada negra cresce no Congresso, sendo que, dos 540 parlamentares eleitos para a Câmara dos Deputados e para o Senado, 141 são negros.
    • Mas...crescimento é pouco expressivo, de 8,5%. De 2014 para 2018, o aumento havia sido de 22,6%.
  • Bancada evangélica não cresce como esperado e deve ser 20% da Câmara e 16% do Senado. Em vista disso, a meta de se aproximar do tamanho proporcional dos evangélicos na população do país, estimada em 30% dos brasileiros, não foi atingida.

Opiniões:

  • País elege um Congresso como nunca se viu na democracia, escreve o colunista da Folha Vinicius Torres Freire.
  • Para o colunista Hélio Schwartsman, o Congresso vai mais para a direita, mas segue aberto a entendimentos

Ouça no podcast Café da Manhã como fica o Congresso depois do segundo turno.

Nova pesquisa Datafolha

Saiu a primeira rodada de pesquisa do segundo turno, na qual o Datafolha ouviu 2.884 eleitores em 179 cidades, de quarta (5) a sexta (7). Veja os resultados para presidente:

  • Rejeição: 51% dizem não votar em Bolsonaro de jeito nenhum, ante 46% em Lula.
  • Aprovação: desempenho do presidente subiu para 37%, sendo o melhor índice de aprovação alcançado pelo mandatário desde dezembro de 2020, enquanto sua rejeição recuou de 44% para 40%.
  • Lula x Bolsonaro por grupos:

- O petista lidera entre as mulheres com 50% da preferência do eleitorado feminino, contra 41% do adversário. Mas empata com Bolsonaro entre homens, ambos marcam 47%;

- Ex-presidente sai na frente com 17 pontos percentuais entre os eleitores mais pobres, enquanto o presidente ganha na faixa de renda acima, que recebe de dois a cinco salários mínimos mensais, por 52% a 41%;

- Lula também lidera entre eleitores que se declaram negros, e Bolsonaro sai na vantagem nas intenções de voto de brancos;

- No segmento religioso, o petista está à frente entre eleitores católicos, enquanto o presidente lidera nas intenções de voto dos evangélicos.

Entenda como ler uma pesquisa eleitoral.

As diferenças entre os cenários das pesquisas e da apuração final no 1º turno geraram dúvidas e críticas.

As pesquisas erraram? Elas não são projeções do resultado eleitoral, portanto não "erram" ou "acertam", mas estimam uma intenção futura. Há variáveis que podem fazer com que o eleitor mude de opinião.

Qual o objetivo, então? Retratar a preferência dos eleitores só no momento em que ela é realizada. Assim, o eleitor pode fazer suas escolhas mais bem informado do que sem saber das tendências mais recentes.

  • O que a Folha pensa: Lula e Bolsonaro partem para o vale-tudo no 2º turno, em vez de debater ideias, escreve o jornal em seu editorial.
  • Ouça no podcast Café da Manhã os rumos que a corrida presidencial pode tomar até o segundo turno.
  • Marque na agenda: primeiro debate do segundo turno entre os presidenciáveis será no dia 16 de outubro, um domingo, às 20h. O evento é realizado pela Folha, UOL e TVs Bandeirantes e Cultura.

Encontre sua vaga -> Veja oportunidades de emprego para estágio, trainee ou efetivo aqui.

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