Trabalhar 4 dias na semana: mais descanso ou sobrecarga de trabalho?

Edição da newsletter FolhaCarreiras traz vantagens e desvantagens de redução da jornada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Esta é a edição da newsletter Folha Carreiras desta segunda-feira (9). Quer recebê-la às segundas-feiras no seu email? Inscreva-se abaixo.

Tema da semana: a tal da semana de quatro dias

O mundo do trabalho está passando por grandes transformações. Com a geração Z tomando conta, são exigidos ambientes corporativos que saibam lidar com a saúde mental e proporcionem equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

É nessa pegada que trago uma tendência que começou lá fora e está engatinhando aqui no Brasil: a semana de quatro dias de trabalho.

Isso mesmo. Em vez do tradicional modelo de cinco dias na semana, há empresas testando trabalhar apenas quatro.

Trabalhar um dia a menos pode proporcionar melhorias no bem-estar e na diminuição de estresse - deagreez / Adobe Stock

Como funciona?

  • Depende de cada organização. Algumas adotam a quarta ou a sexta-feira como o dia de folga.
  • A redução da jornada não quer dizer redução de salário, ou seja, o colaborador recebe a mesma remuneração do modelo de cinco dias.
  • O objetivo é permitir que os trabalhadores estejam mais envolvidos com a vida pessoal.


Fruto da pandemia? Possivelmente. "A pandemia trouxe a pauta de bem-estar e de repensar o futuro do trabalho e as relações no ambiente profissional", diz Iandara Joaquim, gerente de metodologia e educação da Pulses, empresa de tecnologia para RH.

Quais áreas mais adotam? Startups de tecnologia e marketing que costumam ter equipes menores e são mais abertas a modelos flexíveis. Negócios que operam 24h por dia ou de segunda a sexta, por exemplo, não se encaixam.

Lá fora...

  • A organização 4 Day Week Global administrou um projeto-piloto em empresas das áreas de TI e de serviços. O teste incluiu 614 funcionários de 12 companhias localizadas em países como Irlanda, Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia durante seis meses.
    • Os profissionais tiveram melhorias no bem-estar e diminuição de estresse causado pelo trabalho.
  • No Japão, em 2021, o governo recomendou que as empresas implementassem a semana de quatro dias para melhorar a relação entre trabalho e vida pessoal dos cidadãos.


...e no Brasil. Ainda há poucas companhias aderindo ao modelo porque... "As empresas precisam ter uma cultura organizacional flexível. Para companhias mais tradicionais, é difícil e as mudanças levam tempo", diz Luana Lourençon, especialista em carreiras.

Conheça iniciativas brasileiras:

  • A Winnin, startup de software do Rio de Janeiro, aplicou o modelo em agosto de 2021 em todas as áreas da empresa para torná-la mais produtiva e reter colaboradores.
  • A Gerencianet, conta digital para negócios com sede em Ouro Preto (MG), implementou em julho de 2022. O intuito é dar mais benefícios e qualidade de vida aos funcionários.
  • "Fizemos treinamentos de gerenciamento de tempo e incentivamos os colaboradores a priorizar apenas o necessário, como reduzir o número de reuniões", afirma Glícia Braga, gerente de RH da Gerencianet.

O que diz a lei sobre redução de carga horária?

  • A legislação prevê uma carga máxima de trabalho de 44h semanais.
  • Não há impedimento para trabalhar, por exemplo, 32h semanais (como acontece na semana de quatro dias), diz Larissa Salgado, advogada especialista em direito do trabalho e sócia do escritório Silveiro Advogados.


Benefícios para o profissional:

  • Depois de 15 anos trabalhando no modelo tradicional, John Silva, 37, começou a trabalhar só quatro dias.
    • Ele é analista financeiro da Winnin e afirma que agora consegue dar mais atenção à família, ter mais tempo de descanso e de cuidado pessoal.
  • Disponibilidade para buscar autodesenvolvimento por meio de cursos ou estudos.
  • Promoção do bem-estar mental.
  • Trabalhadores se sentem mais produtivos.


Pesquisa do Indeed, plataforma mundial de emprego, aponta que 74% dos entrevistados acreditam que seriam mais produtivos em uma semana de quatro dias. O estudo foi feito com 858 trabalhadores brasileiros em maio de 2022.

Por outro lado...

  • "Se não tiver uma escuta contínua, a demanda de quatro dias pode gerar sobrecarga. Por isso, boas lideranças e clareza nas cobranças ao profissional são importantes para ter sucesso nessa flexibilidade", afirma Iandara.
  • Nem todos os perfis se adequam a esse modelo que exige mais concentração. Funciona com pessoas disciplinadas e organizadas.
    • "É preciso aumentar o foco, senão gera estresse. Não é reduzir demanda, mas sim, o retrabalho", diz Andrea Deis, gestora empresarial e professora de gestão de pessoas na FGV (Fundação Getulio Vargas).

Minha Experiência

Jovem conta como é trabalhar apenas quatro dias na semana.

ana carolina - newsletter folha carreiras
Ana Carolina Trindade, 25, assistente de marketing na Eva Benefícios, startup de serviços financeiros; desde outubro de 2022, ela trabalha quatro dias na semana - Divulgação

"No início, achei que as tarefas iriam ficar acumuladas. Mas consegui me organizar como se fosse uma semana de cinco dias".

Mais descanso? Ana não trabalha às sexta-feiras. Neste dia, aproveita para resolver demandas da faculdade e fazer exercícios físicos. "Me sinto mais disposta para fazer outras atividades, viajar e até ter mais tempo com a minha família que mora em outra cidade. Isso tudo ajuda no meu bem-estar mental".

Ou mais trabalho? "Não senti nenhuma sobrecarga de trabalho. Na segunda, até têm mais coisas porque não trabalhei na sexta, mas não é um acúmulo que atrapalha ou gera exaustão".

O que mudou? Uma das diferenças que sentiu ao reduzir sua jornada de cinco para quatro dias foi o aumento da produtividade. Ana diz que as reuniões são mais concentradas, só ocorrem quando realmente necessárias, assim tem mais tempo para se dedicar às tarefas do dia a dia.

Saldo positivo. Para Ana, o trabalho precisa ser assim: mais leve. "Quando começo a ficar mentalmente cansada, logo chega a sexta-feira. E, na segunda, estou cheia de energia para começar a semana de novo".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.