Descrição de chapéu Festival Design Weekend

Mosteiro de São Bento abriga mostra e ganha um quarto para receber o papa

Aposentos para Francisco e corredor de pintura são destaques da exposição Modernos Eternos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

​Uma suíte confortável está pronta para a próxima visita do Papa Francisco a São Paulo, que ainda não foi marcada na agenda do Vaticano.

Com mobiliário garimpado em antiquários, revestimentos e conforto modernos, o quarto do Papa pode ser conhecido antes mesmo de seu ilustre hóspede.

O cômodo, redecorado no Mosteiro de São Bento, em pleno Centro Histórico de São Paulo, integra a mostra Modernos Eternos, que vai de 10 a 20 de agosto e é um dos eventos-âncora da semana de design (DW) em São Paulo.

Preparado pelo sergipano Wesley Lemos, o aposento tem telas de pintores brasileiros, santos de barro e um sofá branco com apliques de renda Renascença vindas de quatro regiões de Sergipe. Com exceção dos quadros, será um dos legados do DW ao mosteiro, que pela primeira vez acolhe uma exposição desse tipo.

Outro legado será a reforma das 285 poltronas do Teatro do Mosteiro de São Bento, um dos mais antigos da cidade, fundado em 1913 e reformulado acústica e tecnicamente em 2004. Nele funcionou, no século passado, um cineclube e um grupo de teatro amador.

No refeitório do mosteiro, os arquitetos Caio e Beatriz Morbin, do escritório Amma, lançam ação de financiamento coletivo para ajudar as obras de restauração. O projeto está no site abacashi.com/p/adoteestacadeira. Por R$ 107 é possível contribuir e ganhar o seu nome gravado em uma das cadeiras originais da época da fundação. A ação vai até 31 de agosto. 

“Para o espírito do evento, que é buscar um mix do tradicional e do contemporâneo, o espaço é muito interessante”, diz Sergio Zobaran, curador da mostra. “E também para a programação da Design Week é proveitoso ter um braço no centro da cidade”, avalia.

A exposição terá ao todo 17 nichos, desenvolvidos por mais de 25 profissionais de arquitetura e decoração. A maioria dos espaços está sendo trabalhada por revestimentos não fixados nas paredes.

Serão 1.175 m² no térreo e 2.500 m² no claustro.

O corredor do claustro, área normalmente exclusiva para os religiosos, recebe oito telas do artista Arnaldo de Melo. São pinturas inéditas, carregadas do gesto expressionista recorrente na obra dele, informa Maria Montero, curadora e dona da Galeria Sé, que representa Melo.

“Quando me deparei com o corredor amplo, com pé direito alto, logo imaginei esse conjunto de pinturas. Há sempre o desejo de dar visibilidade à produção contemporânea, torná-la pública”, diz a curadora.

Num dos ambientes montados no espaço onde funciona o auditório do mosteiro está uma amostra das criações recentes de Ricardo Van Steen.

Artista multimídia, diretor de arte, pintor e cineasta, ele já teve um passado de designer de móveis e voltou recentemente a esse trabalho.

Para a Modernos Eternos, selecionou seu biombo Vera, que tem aspecto escultural e pode receber em seus “galhos” chapéus, bolsas e casacos. É feito de módulos de pau-ferro laminado sobre camadas de MDF intercaladas com dobradiças em lona. O sanduíche de materiais é prensado e recebe uma usinagem chanfrada do tipo bisotê nas arestas.

“Tenho buscado uma nova brasilidade combinando leituras de nossa natureza monumental e nossa arte com referências de outros contextos”, diz o designer. 

A nova fornada de Van Steen tem mais de 30 peças. São papéis de parede, mesas, cadeiras, poltronas, cobogós, pisos, lustres e floreiras. “Foram projetos guardados que revi, quando estava preparando um livro, e decidi que ia colocar em prática. Mas muitos deles seguiam pressupostos que já não são válidos, então recomecei do zero”, relata.

A coleção completa será mostrada num espaço compartilhado com a Galeria Mapa, na Bela Vista, a partir do dia 20. Entre os destaques estão a poltrona Índia, definida como a união de uma cesta indígena e uma poltrona dos anos 1970; tapetes artesanais; as jardineiras MARXii, feitas em colaboração com o paisagista e fotógrafo André Paoliello e a Linha K, inspirada em cadeiras articuladas criadas no século 19.

Modernos Eternos
De 10 a 25 de agosto, das 14h às 20h, no Mosteiro de São Bento, (largo de São Bento, 48). Ingressos por R$ 40 (inteira)

Design Weekend
De 18 a 25 de agosto, acontece em mais de 120 pontos de São Paulo, com atrações gratuitas e pagas; a programação completa estará disponível a partir de 13 de agosto no site designweekend.com.br

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.