Jipes serão maioria entre lançamentos de 2021; veja os principais

Mais rentáveis para as montadoras, utilitários de apelo urbano seguem em alta; sedãs também serão renovados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As montadoras ainda tentam guardar segredo sobre os automóveis que serão lançados ao longo de 2021, mas há uma certeza. O ano será novamente dominado pelos utilitários esportivos de diferentes tamanhos.

Os jipinhos de apelo urbano permanecem em alta, e isso é bom para as fabricantes instaladas no Brasil. Com o encolhimento do mercado nacional, as marcas precisam de produtos de maior valor agregado, que geram mais lucro.

Entre os que já tiveram imagens divulgadas, o modelo mais aguardado é o Volkswagen Taos. O carro será posicionado entre o T-Cross e o Tiguan, nicho dominado pelo Jeep Compass —que também terá novidades.

A marca americana prepara a versão de sete lugares de seu campeão de vendas, que chegará com mudanças de estilo e um novo interior.

O Compass ganha ainda um novo motor 1.3 turbo, que vai substituir o 2.0 flex na maioria das versões. Essa opção deve chegar também ao Jeep Renegade e à Fiat Toro. Os três carros são produzidos pelo grupo FCA em Goiana (PE).

A Fiat tem mais novidades para 2021. A principal será o utilitário esportivo compacto construído sobre a plataforma do Argo. O modelo está em fase final de desenvolvimento, mas a montadora italiana ainda não divulgou imagens do carro.

Outro utilitário muito aguardado é o Toyota Corolla Cross, que deve estrear no primeiro semestre. O modelo vai usar os mesmos motores disponíveis no sedã médio de origem japonesa, o que inclui uma versão híbrida flex —capaz de rodar com etanol, gasolina e eletricidade.

O próprio Corolla, que reina absoluto em seu segmento, terá um 2021 mais difícil com a chegada de novos concorrentes. O principal será o novo Nissan Sentra, que virá importado do México. A marca terá também uma novidade nacional: a reestilização do SUV Kicks, que é produzido em Resende (RJ).

Na Honda, será a vez de renovar a linha City. Além da versão sedã, a nova geração do modelo terá uma inédita opção hatchback, que será o carro mais em conta da marca japonesa no Brasil. A montadora deve adotar um novo motor 1.0 turbo, já disponível em outros mercados.

A Ford parte para lançamentos de carros importados. A empresa americana confirmou a chegada do utilitário esportivo Bronco e da versão Mach 1 do esportivo Mustang. A fabricante vai investir também no segmento de vans: a Transit, que será produzida no Uruguai, retorna em 2021 ao mercado brasileiro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.