Aplicativos falsos de carteira de motorista e IPVA instalam vírus no celular

Disponíveis na loja do Android, apps já infectaram mais de 17 mil smartphones

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Aplicativos que tentam se passar por CNH (Carteira Nacional de Habilitação) digital e outros que oferecem consulta ao IPVA 2019 são, na verdade, programas maliciosos que infectam os smartphones das vítimas.

Eles são oferecidos na loja oficial da Google para celulares Android.

Os apps levam nomes como “CNH Digital”, “Consulta IPVA” e “IPVA São Paulo”, oferecidos por um suposto “Ministério da Tecnologia” —o Brasil nem tem uma pasta com esse nome, a real se chama Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Até por volta das 20h desta terça-feira (5), todos estavam disponíveis na Google Play, loja oficial de aplicativos, jogos e conteúdos, para celulares Android. Eles foram retirados do ar após a reportagem perguntar à Google se eles seriam excluídos.

Em nota, a Google informou que a loja tem compromisso com a segurança. "Todos os desenvolvedores estão sujeitos às políticas do programa de desenvolvedores. Se uma violação for comprovada, o aplicativo pode ser removido e o desenvolvedor banido da loja. Qualquer pessoa pode denunciar um aplicativo quando houver violação de nossas políticas", diz o texto.

A empresa não respondeu o que aconteceria com usuários que já haviam baixado os aplicativos maliciosos.

São exibidos os ícones dos cinco aplicativos maliciosos, três com nomes começando com "CNH Digital", um chamado "Consultar IPVA" e o último com o nome "IPVA São Paulo", todos oferecidos pelo suposto "Ministério da Tecnologia".
Aplicativos maliciosos identificados na loja oficial do Android - Reprodução

De acordo com a Kaspersky Lab, empresa de cibersegurança que identificou o problema, os apps maliciosos são oferecidos ao público desde dezembro do ano passado e já infectaram mais de 17 mil smartphones.

Ao serem instalados, esses aplicativos ativam um adware, programa malicioso que apresenta propagandas invasivas e indesejadas. Nesse caso em particular, elas são abertas ocupando toda a tela do celular.

Adwares também consomem internet e bateria do aparelho, e podem explorar dados pessoais. Tudo sem oferecer nenhuma utilidade prática ao usuário.

Proteção

Para evitar cair nesse tipo de golpe, a dica é acessar os sites oficiais das empresas e órgãos públicos para encontrar a versão correta dos aplicativos desejados.

Além disso, antivírus podem identificar essas ameaças e barrá-las antes que façam algum mal.

A versão oficial da CNH digital se chama “Carteira Digital de Trânsito”. Ele traz a carteira de habilitação e o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo). O serviço é oferecido gratuitamente pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) para Android e iPhone nas respectivas lojas oficiais de aplicativos.

No menu do app Carteira Digital de Trânsito é possível encontrar um tutorial com o passo a passo para obter a CNH digital —essa, livre de vírus.

No caso do IPVA de 2019 em São Paulo, Secretaria da Fazenda e Planejamento do estado informa que a consulta só é possível pelo site da pasta ou pela rede bancária autorizada. São necessários o Renavam e a placa do veículo.

Os aplicativos oficiais do governo do Estado de São Paulo estão disponíveis no “SP Serviços”.

Quatro capturas de tela são exibidas com menus e mensagens para o usuário. No caso da CNH Digital, o menu oferece as opções "início", "orientações", "cadastrar" e instalar" e a mensagem, entitulada "Instalar Aplicativo", alerta que o aplicativo é uma explicação de como funciona a CNH digital. No caso do IPVA 2019, o menu oferece as opções "início", "pagamento", "valor", "data", "atrasado" e "consultar", a mensagem explica como fazer a consulta do IPVA no site da Secretaria da Fazenda e Planejamento.
Telas dos aplicativos falsos de CNH Digital e IPVA exibidas no celular - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.