Descrição de chapéu Ásia tecnologia

Funcionária do Alibaba diz que sofreu abuso sexual de chefe e cliente

Colaboradora da empresa chinesa de comércio virtual faz denúncia em PDF de 11 páginas na internet

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Xangai | Reuters

A gigante chinesa do e-commerce Alibaba Group afirmou neste domingo (8) que suspendeu diversos funcionários, após alegações de uma funcionária da empresa de que ela havia sofrido abuso sexual por seu chefe e um cliente.

O relato da mulher, publicado em um PDF de 11 páginas que passou a circular on-line, provocou uma forte reação no site chinês Weibo. A polícia da cidade de Jinan disse que está investigando o incidente.

"O Alibaba Group tem uma política de tolerância zero contra má conduta sexual, e garantir um ambiente de trabalho seguro para todos os nossos funcionários é a maior prioridade do Alibaba", disse um porta-voz em comunicado.

"Suspendemos as partes suspeitas de violar nossas políticas e valores, e estabelecemos uma força-tarefa para investigar a questão e dar apoio à investigação policial."

Homem de casaco e máscara passa por prédio de escritórios com a logomarca do Grupo Alibaba, em Pequim, na China
Prédio de escritórios do Grupo Alibaba, em Pequim, na China - Thomas Peter - 5.jan.21/Reuters

No sábado, o relato da funcionária do Alibaba de um incidente, que segundo ela aconteceu em uma viagem de trabalho, viralizou nas mídias sociais chinesas, com respostas a ele aparecendo entre os principais tópicos do Weibo no domingo de manhã.

A mulher, que não revelou sua identidade, alegou que seu chefe a obrigou a ir em uma viagem de trabalho com ele para encontrar um dos clientes de sua equipe na cidade de Jinan, a cerca de 900 quilômetros da sede do Alibaba, em Hangzhou.

Segundo a mulher, na noite de 27 de julho o cliente a beijou. Depois de consumir álcool, ela acordou em um quarto de hotel no dia seguinte sem suas roupas e sem se lembrar do que havia acontecido.

Imagens que ela obteve com o hotel mostram que seu chefe entrou quatro vezes no quarto durante a noite, completou ela.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.