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Assuntos inacabados de 2022 devem marcar ano novo nos games

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São Paulo

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O ano é novo, mas as notícias sobre games em 2023 provavelmente terão muito a ver com o que já aconteceu em 2022. Excluindo possíveis surpresas, listo cinco assuntos que devem dar o que falar no mundo dos games em 2023:

Jogos adiados finalmente chegam ao público

O ano passado foi repleto de grandes lançamentos adiados, muito em resultado de problemas e atrasos ao longo do desenvolvimento devido à pandemia de Covid-19. Azar de 2022 e sorte de 2023, que deve ter um line-up de games de respeito chegando às lojas já nos primeiros meses.

  • "Hogwarts Legacy", jogo de ação/aventura ambientado no mundo de Harry Potter, tinha lançamento previsto para 2021, mas foi adiado para o ano seguinte e depois, mais uma vez, para 2023. A expectativa é que a versão para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X/S chegue em 10 de fevereiro. O game chegará para PlayStation 4 e Xbox One em 4 de abril, e para Switch apenas em 25 de julho.

  • Em 9 de março deve ser lançado "Skull and Bones", game sobre piratas da Ubisoft que também tem uma longa história de atrasos. O game foi anunciado em 2017 e passou por ao menos cinco adiamentos.O último foi em setembro do ano passado, quando a data de lançamento mudou de 8 de novembro de 2022 para a atual.

  • Pouco mais de um mês depois, em 12 de maio, deve chegar às lojas um dos jogos mais esperados do ano. "The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom", sequência do aclamado "Breath of the Wild" que foi adiado ainda em março do ano passado.

  • Na sequência, em 26 de maio, está previsto o lançamento de "Suicide Squad: Kill the Justice League", aguardado novo título do universo Batman da Rocksteady, estúdio responsável pela exitosa série "Arkham".

  • Está previsto para este ano o lançamento de "Starfield", RPG de ação espacial da Bethesda, criadora da série "The Elder Scrolls". O jogo era a grande aposta da Microsoft para 2022, mas acabou adiado para o primeiro semestre de 2023.

Novela da compra da Activision Blizzard pela Microsoft chega ao fim?

Considerado o maior negócio da história da indústria de videogames, a compra da Activision Blizzard pela Microsoft por US$ 75 bilhões (R$ 409 bilhões) foi anunciada há quase um ano, mas ninguém sabe com certeza se ele será mesmo concretizado.

O acordo está sob análise de órgãos concorrenciais no mundo todo e, no fim do ano passado, entrou na mira da FTC (órgão que regula concorrência nos EUA), que decidiu abrir um processo contra a compra da empresa de games pela gigante de tecnologia.

A expectativa era que a compra fosse finalizada no meio de 2023. Ainda que vários especialistas acreditem que será aprovado, o processo aberto nos EUA deve atrasar a previsão inicial.

Os procedimentos na Justiça americana já começaram. No último dia 3, foi realizada a primeira audiência pré-julgamento dos advogados da FTC e da Microsoft com um juiz, sem que as partes chegassem a um acordo. O julgamento está previsto para agosto.

O retorno da E3

Dada como morta por muitos analistas, a E3, principal feira da indústria de games, tentará renascer em 2023 e voltará a ser realizada presencialmente em Los Angeles, nos Estados Unidos, após quatro anos de cancelamentos e eventos virtuais devido à pandemia de Covid-19.

A verdade é que mesmo antes disso a feira já vivia um momento de crise. Em 2019, a Sony, presente desde a primeira edição do evento em 1995, preferiu realizar um evento virtual próprio ao invés de participar da feira. No mesmo ano, um vazamento no site da E3 expôs dados pessoais de jornalistas e influenciadores, ajudando a manchar a reputação do evento.

A edição de 2023, primeira organizada pela produtora inglesa ReedPop, responsável por eventos de grande e médio porte como a New York Comic Con e a PAX Gaming, será realizada entre os dias 13 e 16 de junho em sua sede mais tradicional, o Centro de Convenções de Los Angeles.

Lançamento do PlayStation VR2

Após obter um relativo sucesso com o lançamento de um aparelho de realidade virtual para o PlayStation 4, a Sony volta a apostar na tecnologia com uma versão turbinada do produto.

O PlayStation VR2 chega às lojas em 22 de fevereiro com novidades tecnológicas --como a capacidade de rastrear a pupila do usuário, possibilitando o controles apenas com o olhar-- e apostando em jogos exclusivos, como "Horizon Call of the Mountain", spin-off da série de sucesso da Guerrilla Games. A Sony promete lançar o equipamento com um catálogo de 30 jogos disponíveis.

O preço do aparelho é bem salgado. Sem previsão de chegar oficialmente no mercado brasileiro, o PlayStation VR2 custará US$ 600 (cerca de R$ 3.270) nos Estados Unidos, mais caro que o próprio PlayStation 5 --US$ 500 (R$ 2.720)--, que precisa estar ligado ao periférico para que ele funcione.

Com essa limitação, é difícil acreditar que o equipamento possa se tornar um sucesso de vendas para o público geral, ficando mais restrito a entusiastas da tecnologia. Ainda assim, algumas das novas possibilidades que ele proporcionará deverão deixar muita gente impressionada.

Novas formas de monetizar games

Algumas iniciativas que usam NFTs e tecnologia blockchain saíram um pouco dos holofotes por conta da forte queda no mercado de criptomoedas no fim do ano passado. No entanto, empresas de games que apostam nesse caminho, como a Square Enix, não parecem ter desanimado.

"[A tecnologia] blockchain tem sido vista com animação e uma fonte de turbulência, mas, olhando no retrovisor, esperamos que os jogos em blockchain façam a transição para um novo estágio de crescimento em 2023", afirmou Yosuke Matsuda, presidente da empresa em uma carta aberta sobre suas expectativas para o ano.

A tecnologia pode ganhar força também com a ampliação de serviços de assinatura de jogos. A Netflix, que hoje já oferece jogos para celulares em seu serviço de assinatura, afirmou publicamente que estuda entrar no mercado de streaming de games em um futuro não tão distante.


Play

dica de game, novo ou antigo, para você testar

Marvel Snap

(PC, Android e iOS)

Ao misturar personagens do universo Marvel em um jogo de cartas rápido, divertido e viciante, o designer Ben Brode (uma das mentes por trás de "Hearthstone") criou um dos melhores games de 2022. Em "Marvel Snap" o jogador precisa de um misto de estratégia e sorte para vencer adversários em partidas que não duram mais de cinco minutos, posicionando suas cartas (cada uma com um custo, força e poder especial próprio) em três campos distintos. Além do modo de jogo inovador, o game conta com um excelente sistema de seleção de adversários e respeita os jogadores, sem ficar empurrando microtransações ou transformando o jogo em um "pay to win". Qualidade rara em títulos gratuitos.

Imagem do jogo 'Marvel Snap'
Imagem do jogo 'Marvel Snap' - Divulgação

Update

novidades, lançamentos, negócios e o que mais importa

  • A Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais e outras nove entidades estaduais que representam a indústria brasileira de games divulgaram uma nota conjunta nesta segunda (9) repudiando os atos golpistas e de vandalismo que ocorreram em Brasília no domingo (8) e manifestando sua posição de "defesa incondicional da democracia".
  • Em um acordo com o governo americano, a Epic Games pagará multa de US$ 520 milhões (R$ 2,8 bilhões) por invadir a privacidade de jogadores com menos de 13 anos e confundir usuários para que eles comprassem itens que eles não desejavam no game "Fortnite", além de dificultar o processo para cancelar essas compras.
  • A Sony anunciou que ultrapassou a marca de 30 milhões consoles PlayStation 5 vendidos pouco mais de dois anos depois do lançamento do console, em novembro de 2020. Jim Ryan, chefe da divisão PlayStation, revelou o número em apresentação na CES, feira de tecnologia realizada em Las Vegas, e afirmou que os problemas logísticos que limitavam o estoque de consoles foram resolvidos pela empresa.
  • O governo chinês autorizou a publicação de 44 games internacionais no país, incluindo jogos de grande sucesso no Ocidente como o FPS competitivo "Valorant", da Riot, e o Moba (multiplayer de batalha em arena) "Pokémon Unite", da Nintendo.
  • A Nvidia anunciou que passará a disponibilizar seu serviço de games na nuvem GeForce Now em automóveis. A novidade estará disponível inicialmente em veículos elétricos das marcas Hyundai, BYD e Polestar. Será possível jogar games pelo serviço quando o carro estiver estacionado ou carregando.

Download

games que serão lançados nos próximos dias e promoções que valem a pena

11.jan

"Children of Silentown": R$ 89 (Switch), preço não disponível (PC, Xbox One/X/S, PS 4/5)

"KartRider: Drift": grátis (PC, Android, iOS)

12.jan

"Lone Ruin": R$ 71,99 (Switch), preço não disponível (PC)

"Vengeful Guardian: Moonrider": R$ 52,49 (Switch), preço não disponível (PC, PS 4/5)

13.jan

"One Piece Odyssey": R$ 259,90 (PC), R$ 299,90 (Xbox One/X/S, PS 4/5)

Promoção da semana

A Nintendo eShop começou sua promoção de ano novo com descontos de até 75% em jogos para Switch. Entre os destaques estão "Doom Eternal" por R$ 74,75 (-75%), "The Legend of Zelda: Link's Awakening" por R$ 209,30 (-30%) e "Disney Dreamlight Valley" por R$ 84,33 (-25%). As ofertas vão até 15 de janeiro.

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