LinkedIn corta mais de 700 empregos e elimina gradualmente aplicativo da China

Mudança visa 'simplificar operações e remover camadas para tomar decisões mais rápidas', diz CEO

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Stephen Nellis
San Francisco | Reuters

O LinkedIn, plataforma de mídia social de propriedade da Microsoft que se concentra em profissionais de negócios, disse na segunda-feira (8) que cortará 716 empregos à medida que a demanda oscila, ao mesmo tempo em que encerrará seu aplicativo de emprego com foco na China.

A empresa, que tem 20 mil funcionários, aumentou a receita a cada trimestre durante o ano passado, mas se junta a outras grandes companhias de tecnologia, incluindo sua controladora, na demissão de funcionários em meio ao enfraquecimento das perspectivas econômicas globais.

O LinkedIn ganha dinheiro com a venda de anúncios e também cobrando por assinaturas de profissionais de recrutamento e vendas que usam a rede.

Logo do LinkedIn China em smartphone, em Pequim - Greg Baker - 9.mai.2023/AFP

Em uma carta aos funcionários, o CEO da empresa, Ryan Roslansky, disse que a mudança para cortar funções em suas equipes de vendas, operações e suporte visa simplificar as operações da empresa e remover camadas para ajudar a tomar decisões mais rápidas.

"Com o mercado e a demanda dos clientes flutuando mais, e para atender aos mercados emergentes e em crescimento de forma mais eficaz, estamos expandindo o uso de fornecedores", escreveu Roslansky.

Roslansky também disse na carta que as mudanças resultarão na criação de 250 novos empregos. Um porta-voz disse que os funcionários afetados pelos cortes serão elegíveis para se candidatar às funções.

O LinkedIn também disse que está eliminando o aplicativo de empregos reduzido que oferece na China depois que decidiu se retirar do país em 2021, citando um ambiente "desafiador". O aplicativo restante da China, chamado InCareers, será desativado até 9 de agosto, disse.

A plataforma de mídia social manterá presença na China para ajudar as empresas que operam lá a contratar e treinar funcionários fora do país, disse o porta-voz da empresa.

Nos últimos seis meses, mais de 270 mil empregos em tecnologia em todo o mundo foram cortados, de acordo com o Layoffs.fyi, que vem acompanhando as consequências.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.