Categoria de Eletroeletrônicos tem perfis diferentes de consumidores para cada tipo de produto

Quando trouxe para o Brasil os aparelhos com smart TV, em 2010, a Samsung sabia que alguns consumidores poderiam dizer que não havia necessidade de tanta tecnologia.

"Hoje todos usam, apenas nos antecipamos às inovações, como sempre procuramos fazer", diz Bertha Fernandes, gerente de marketing das áreas de TV e áudio e vídeo da Samsung Brasil.

Pela sexta vez, a marca é a mais lembrada na categoria Aparelho de TV. Neste ano, obteve seu melhor índice: 34% das menções, ante 31% do ano passado.

LG e Philips vêm a seguir com 19% e 10% das citações, respectivamente. Semp Toshiba e Philco Hitachi foram citadas por 7% cada uma, Sony por 4%, CCE e Panasonic por 3% cada uma.

Entre os mais ricos, Samsung foi mencionada por 48%, destacando-se também entre os mais jovens (43%), entre os mais escolarizados (42 %), entre as classes A e B (41%), nas regiões metropolitanas e no Sudeste (39% cada uma).

Arte Folha

"Atendemos a todos os tipos de público, sem nunca abrir mão de ofertar um design moderno e novas facilidades exigidas pelos mais antenados à tecnologia", diz a gerente da marca sul-coreana.

No ano passado, a empresa lançou uma nova categoria no segmento, a QLED TV, produto que promete mais cor, brilho e entretenimento comparado aos demais modelos vendidos.

Para este ano, outros atrativos devem incrementar esses modelos. Um deles foi desenvolvido para agradar àqueles que, além das funções do aparelho, exigem dele uma boa performance como parte do design do ambiente.

Quando estiverem desligados, esses televisores poderão se adaptar, de acordo com o gosto de cada consumidor, à textura, cor e forma das paredes nas quais se encontrarem instalados.

"Se está exposta em uma parede de tijolos, por exemplo, a TV se camufla ao ambiente para se adequar à decoração", explica a executiva.

Chuveiro elétrico

Arte Folha

Aos 95 anos de vida, a Lorenzetti ostenta o pioneirismo na fabricação de motores elétricos no Brasil. Foi, no entanto, só a partir da década de 1950 que a marca começou a produzir o que, como aponta a pesquisa Datafolha, atualmente faz dela Top of Mind: chuveiros para residências.

A marca dá um banho no quesito, tendo sido a mais lembrada nas três edições em que a categoria fez parte da pesquisa Datafolha.

Neste ano, foram 26% das menções, mesmo índice de 2002 e um ponto a mais que no ano passado (entre 2003 e 2016, a categoria ficou fora do Top of Mind).

A pesquisa atual revela que a marca é a preferida especialmente entre os entrevistados mais velhos (32%), mais escolarizados (37%) e mais ricos (40%).

Eduardo Coli, CEO da Lorenzetti, atribui o resultado aos esforços feitos nos últimos anos com o intuito de rejuvenescer a marca, a exemplo de sua comunicação.

Atualmente, a maioria de suas ações voltam-se às mídias digitais, pontos de vendas e eventos de decoração e arquitetura.

"Em 2019, vamos vender pelo canal de marketplace de um parceiro. Queremos estar onde estão os consumidores", afirma Coli.

Para ele, expandir a atuação também contribui. "A entrada da empresa em segmentos como iluminação, metais e louças sanitárias reforça a percepção dos consumidores de que a marca inova constantemente."

Ferro de passar

Arte Folha

Por mais que quase ninguém goste de passar roupa -e até porque a evolução tecnológica não exatamente privilegie roupas que se desamassem sozinhas-, não há quem não tenha um ferro em casa.

Entre todos os disponíveis, o "pretinho" da Black & Decker é o que se destaca.

A empresa acredita que é o modelo o responsável pelo fato de a marca ser a mais lembrada por brasileiros pelo terceiro ano seguido.

Em 2018, a fabricante foi cotada por 21% dos entrevistados, mesmo índice obtido na pesquisa do ano passado.

"Já vendemos mais de 200 milhões de unidades deste ferro, lançado há cerca de 60 anos e muito lembrado por gerações mais antigas, que o indicam para os mais novos", afirma Marcelo Pellegrinelli, gerente da marca Black & Decker para ferramentas e eletrodomésticos.

O modelo teve poucas alterações desde sua criação porque pesquisas com consumidores sempre apontaram que ele deveria seguir como sempre foi. Não por isso a empresa deixa de inovar.

Em julho, lançou um produto com indicador de LED, que mostra qual tecido é o ideal para ser passado com a temperatura do ferro naquele instante. O modelo desliga sozinho quando fica certo tempo parado.

"Com produtos mais modernos conquistamos também os consumidores mais exigentes e ligados às inovações, diz o gerente.

De acordo com o levantamento do Datafolha, a estratégia parece dar certo.

A marca obtém resultados acima da média entre os entrevistados com idade entre 35 a 59 anos (28%), entre os mais escolarizados (27%), entre os mais ricos (28%) e entre os moradores do Centro-Oeste (27%).

Arno aparece a seguir com 14% das menções, depois vêm Walita (6%), Electrolux (5%), e Britânia e Brastemp (3% cada uma), entre outras.

Geladeira

Arte Folha

Quando foi criada, há mais de 60 anos, a Consul tinha a missão de atender a todo o tipo de consumidor do país que buscasse facilidade a preço competitivo -compromisso que assume até hoje. A marca é a líder absoluta no Top of Mind desde 1992, quando a categoria Geladeira foi incluída no estudo.

No atual levantamento, Consul é mencionada por 37% dos brasileiros -com índices superiores entre os menos escolarizados (45%), os pertencentes às classes D e E (48%), os moradores do Nordeste (49%) e os que têm de 45 a 59 anos (48%).

"Consul é composta de produtos que deixam a rotina do cuidado com a casa mais leve, com produtos fáceis de usar, diz Renato Firmiano, diretor de marketing da Whirlpool, empresa dona da Consul e da Brastemp.

Em 2013, teve início um reposicionamento da marca, com foco em soluções bem pensadas para o consumidor. Todos os produtos do portfólio ganharam roupagem mais moderna.

Um dos lançamentos recentes é a geladeira com prateleiras dobráveis, que acaba com a dificuldade de guardar itens altos.

Fogões com mesas de vidro para facilitar a limpeza e lavadoras que calculam a dosagem certa de sabão também são novidades.

Há dois meses, a marca lançou uma cervejeira, com funções de gerenciamento de estoque e de temperatura por meio de um app.

Máquina de lavar roupas

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Nos últimos dois anos, a Brastemp renovou todas as suas linhas, incluindo a de máquinas de lavar roupas.

Diferentemente da Consul, cujo compromisso é facilidade a preço acessível, a marca objetiva estar sempre atrelada ao que de mais moderno estiver disponível no mercado, em design e em tecnologia.

Entre os lançamentos mais recentes, destaca-se uma máquina capaz de lavar simultaneamente, em cestas separadas, roupas coloridas e brancas.

São estratégias como essas que fazem com que a Brastemp seja reconhecida Top of Mind da categoria Máquina de Lavar Roupas desde que a pesquisa Datafolha passou a incluir o segmento, em 2007.

No levantamento deste ano, foram 34% das menções à marca. O índice sobe entre os que têm entre 45 e 59 anos (39%), os mais escolarizados (48%), os mais ricos (50%), nas regiões metropolitanas (40%) e no Sudeste (44%).

"Por conta do público mais exigente que atende, a Brastemp tem 100% de sua estratégia de comunicação direcionada ao ambiente digital, com campanhas que são pensadas para este meio", diz Firmiano.

Atrás da Brastemp, aparecem Consul (16%), Electrolux (15%), Arno (4%), e Mueller e Colormaq (2% cada uma), entre outras.

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