Mascotes, torcedores e executivos celebram as marcas mais lembradas na 28ª Folha Top of Mind

Anualmente, Lequetreque e Baianinho encontram-se para celebrar a maior premiação de lembrança de marca do Brasil, a Folha Top of Mind. Os simpáticos franguinho da Sadia e nordestino das Casas Bahia tiram selfies com os convidados –muitos deles organizados em grandes e coloridas turmas– e circulam entre os principais empresários e publicitários do país.

Na edição deste ano, a 28ª da premiação, realizada na noite desta terça (30), no Tom Brasil, em São Paulo, lá estavam as conhecidas mascotes. Tiveram a companhia de outras figuras, como a árvore e o detergente ambulantes da Ypê, e dividiram a atenção com um novo queridinho: o luminoso robô de 2,5 m de altura, ao estilo "Transformer", da companhia aérea Gol.

No hall da casa de espetáculos, além da interação com as mascotes, muitos curtiram a ação da Pirelli: um simulador de Fórmula 1, a principal categoria do automobilismo mundial, da qual a marca é fornecedora oficial de pneus. A Volkswagen também aproveitou o espaço para expor o novo Jetta.

A festa contou com a presença de importantes nomes ligados ao setor financeiro, às áreas de saúde, viagens, alimentação, comunicação, tecnologia e inovação, bem como representantes das indústrias farmacêutica e automobilística e de outros segmentos importantes.

A cerimônia de premiação foi conduzida pelos atores Denise Fraga e Gabriel Braga Nunes. No embalo das entusiasmadas torcidas, munidas de balões, cartazes, gargantas e, especialmente, vuvuzelas eles anunciaram as marcas vencedoras, por categoria.

Para boa parte dos presentes, a vaga no evento foi uma conquista. Colaboradores de diferentes departamentos do Extra (Grupo Pão de Açucar) fizeram fila de espera por um lugar na turma de cerca de 40 pessoas que a marca levou ao evento. Já a operadora de turismo CVC contava com cerca de 30 funcionários vestidos com camiseta eleita por eles em concurso promovido especialmente para definir a roupa da festa.

"Para nós é um prêmio de peso, porque a lembrança da marca no consumidor depende muito da estratégia que utilizamos em nosso trabalho", afirma Paula Miolaro, gerente de marketing da CVC e organizadora da torcida da marca na noite.

O resultado confirmou algumas lideranças históricas, a exemplo de Omo, Coca-Cola, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Petrobras e Honda. Algumas marcas, como a Gol, pela primeira vez aparecem isoladas no topo. Outras, caso de Uber, Quaker e Itaú estreiam à frente em novas categorias. Durante a noite, executivos repercutiram a importância de ser Top of Mind.

"É sempre uma busca estar aqui, pois se trata da relevância de se manter como uma das marcas mais lembradas. Por mais que seja um prêmio que a gente vem carregando há muito tempo, [são 25 aparições na história], a gente quer continuar sempre carregando. É mais do que um prêmio, é a memória das pessoas," afirma Flávio Reghini, creative excellence da Coca-Cola Brasil.

A premiação celebra a pesquisa Datafolha sobre lembrança de marcas feita em todo o território nacional. Neste ano, foram 61 categorias de produtos e serviços pesquisados. O estudo realizou 6.670 entrevistas junto à população a partir de 16 anos de idade em 199 municípios, distribuídos em todos os estados e Distrito Federal.

Os resultados desse estudo são apresentados na revista Folha Top of Mind 2018, edição especial que circula gratuitamente nesta quarta-feira (31), junto com a Folha. Com 194 páginas, é a revista com maior circulação nacional já feita pelo jornal.

(Andrea Martins, Katherine Rivas, Letícia Akamine, Marcelo Quaz e Nathalia Durval)

Publicidade
Publicidade