Descrição de chapéu RFI

Guia baiana apresenta o Coliseu para brasileiros

Monumento recebeu mais de 7 milhões de pessoas em 2017 e reabriu área que ficou fechada por 40 anos

Mulher de branco em frente ao Coliseu
A guia brasileira Edna Costa, de Salvador, que trabalha no Coliseu, em Roma - Rafael Belincanta/RFI
Rafael Belincanta
Roma | RFI

​Os quase dois milênios de história fazem do Parque Arqueológico do Coliseu uma das áreas arqueológicas mais importantes do mundo e em contínua mudança. Uma das mais recentes foi a reabertura dos últimos andares ao público.

Depois de 40 anos fechados, os visitantes podem agora chegar à parte mais alta do anfiteatro, os 4° e 5° andares, que eram reservados às mulheres e à plebe.

A arquibancada era feita de madeira e não havia proteção contra o sol ou chuva. Eram os lugares com acesso mais difícil e visibilidade reduzida, mas que, a 40 metros de altura, proporcionavam uma visão completa da arena.

Espetáculo multimídia

Outra novidade é o espetáculo "Sangue e Arena", que desde maio tem atraído visitantes que, dos mesmos lugares ocupados pelos senadores romanos na antiguidade, assistem a uma performance multimídia que narra os 100 dias de jogos que marcaram a inauguração do “Novo Anfiteatro”, no ano 80 d.C.

Às 11h, o Coliseu está fervendo: a temperatura é de 30 graus e os milhares de turistas que querem conhecer o anfiteatro lutam por um espaço à sombra enquanto enfrentam a fila.

Num intervalo de trabalho a RFI encontra Edna Costa, baiana de Salvador, pós-graduada em História da Arte e uma das guias mais requisitadas pelos brasileiros que visitam Roma.

Realização de um sonho

Desde muito cedo, Edna trabalhou para superar as dificuldades apresentadas pela vida de quem foi criada só pela mãe e teve que ajudar a sustentar a família. A morte da mãe, quando ela tinha 18 anos, fez com que Edna reunisse forças para lutar para entrar na universidade.

Pessoas em frente a monumento histórico
A guia brasileira Edna Costa com grupo de turistas em Roma - Rafael Belincanta/RFI

Alguns anos depois, ela conheceu seu futuro marido e depois de um período entre Salvador e Roma, decidiu transferir-se à capital italiana, onde deu continuidade aos estudos. Edna começou a carreira na Itália como assistente turística e intérprete, até que em 2015 passou num concurso público e obteve a licença oficial para exercer a profissão de guia. No total, já são 15 anos em Roma

“O diferencial do meu trabalho é o modo como procuro transmitir a informação, de forma didática, para que a pessoa possa entender com facilidade aquilo que estou explicando. E ser o mais natural possível, com alegria e espontaneidade. Quando vejo que o cliente é alguém que lutou muito para fazer essa viagem, dou muito mais de mim”, conta.

Guia de celebridades

Hoje a maior parte dos clientes de Edna chega por meio de seu site, enquanto outros vêm por indicação, sobretudo entre as celebridades, como Preta Gil e Adriane Galisteu. 

Três pessoas olham mapa dentro do Coliseu
A guia Edna Costa apresenta o Coliseu para a cantora Preta Gil - Arquivo pessoal/RFI

“São pessoas que tem uma visibilidade diferenciada, mas eu os vejo como pessoas comuns, mas é um reconhecimento bacana”, explica.

Para quem estiver pensando em seguir a carreira no exterior, Edna tem algumas dicas. “Eu indico sempre buscar o profissionalismo, a especialização e a legalidade, a forma legal de trabalhar e de se adequar às regras do país. No mais, é estudar, porque com o estudo conseguimos romper várias barreiras.”

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.