Descrição de chapéu Estados Unidos

Brasil passa a exigir visto de turistas dos EUA, Canadá e Austrália

Eletrônico, documento será obrigatório a partir de 10 de janeiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo (SP)

A partir da próxima quarta-feira (10), turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália precisarão de visto entrar no Brasil. A emissão do documento custará US$ 80,90 (R$ 397,47) e deve ser feita pela internet, no site brazil.vfsevisa.com. Para cidadãos americanos, a validade é de dez anos, e para canadenses e australianos, de cinco anos.

Aeronave da American Airlines no aeroporto de Guarulhos
Aeronave da American Airlines no aeroporto de Guarulhos - Folhapress

A exigência do documento volta a vigorar quase cinco anos após ter sido extinta por decreto pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL), em março de 2019, em uma tentativa de fomentar o turismo estrangeiro no país —o que não aconteceu. À época, o Japão também foi beneficiado pelo decreto, mas um acordo bilateral assinado em agosto dispensou cidadãos de ambos os países da necessidade de vistos para estadias de curta duração (até 90 dias).

De acordo com o Itamaraty, a exigência de vistos para a entrada no Brasil é baseada no princípio da reciprocidade. Ou seja, só acontece porque esses países também exigem vistos de cidadãos brasileiros.

"É importante ressaltar que o governo brasileiro renova o interesse de negociar, com as três nações, acordos de isenção de vistos baseados nos princípios da reciprocidade e da igualdade entre os Estados", disse o Ministério do Turismo em nota.

Ainda segundo o órgão, os EUA são o segundo maior emissor de turistas para o Brasil, atrás apenas da Argentina. Nos dez primeiros meses de 2023, 530.690 americanos visitaram o Brasil (11% do total). No mesmo período, recebemos 66.338 canadenses (16º maior emissor) e 38.544 australianos (17º maior emissor).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.