Descrição de chapéu Disney

Disney e DeSantis resolvem disputa por controle de área do parque da companhia

Empresa e governador entraram em choque por lei que proíbe o ensino de identidade de gênero nas escolas do estado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

A Disney e uma junta escolhida pelo governador da Flórida, Ron DeSantis, chegaram a um acordo nesta quarta-feira (27) sobre a gestão da área onde fica o parque de atrações da companhia nesse estado do sudeste dos Estados Unidos, encerrando assim a disputa entre a gigante do entretenimento e o político republicano iniciada em 2022.

"Acredito que, com este acordo, que é completo e significativo, estamos ansiosos para trabalhar com a Disney", declarou Charbel Barakat, vice-presidente da junta, após anunciar a notícia durante uma reunião.

Visitantes caminham pela rua principal do Magic Kingdom, em Orlando, Flórida, em 30 de setembro de 2022
Visitantes caminham pela rua principal do Magic Kingdom, em Orlando, Flórida, em 30 de setembro de 2022 - AFP

A empresa e DeSantis entraram em choque depois que a Disney criticou uma lei estadual que proíbe o ensino de assuntos relacionados com orientação sexual e identidade de gênero nas escolas do estado americano.

Depois desses comentários, DeSantis nomeou uma junta para dirigir o distrito especial concedido à Disney nos anos 1960, em seu parque de atrações nos arredores de Orlando, que a companhia administrava como um governo local.

O acordo desta quarta anula disposições firmadas pela empresa justo antes da cessão do controle do distrito. À época, a Disney garantiu com esse movimento que não precisaria de aprovação do conselho para construir edifícios na área ou renunciar a direitos de superfície.

Em resposta, a junta recorreu à Justiça estadual, iniciando a disputa legal resolvida agora.

"Temos o prazer de encerrar todos os litígios pendentes nos tribunais estaduais da Flórida entre a Disney e o Distrito de Supervisão de Turismo da Flórida Central", disse Jeff Vahle, presidente da Walt Disney World, em comunicado.

O acordo "atende aos interesses de todas as partes ao permitir um importante investimento continuado e a criação de milhares de postos de trabalho, diretos e indiretos", no estado, acrescentou.

DeSantis e Disney, que emprega mais de 75.000 pessoas na Flórida, ainda têm uma frente legal aberta em um tribunal federal.

A companhia recorreu há pouco de uma sentença judicial que arquivava um processo apresentado contra o governador, no qual o acusava de agir por "vingança" política.

Mas a Disney solicitou o adiamento desse caso à espera de novas negociações com a junta, conforme anunciou esta última na reunião desta quarta.

DeSantis, que desistiu de sua candidatura nas primárias republicanas para as eleições presidenciais, ficou famoso por promover uma agenda conservadora e atacar políticos e empresas como a Disney, acusando-os de tentarem impor sua ideologia progressista.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.