Descrição de chapéu jornalismo mídia internet

'Desinformação afeta compreensão sobre o que é relevante', diz especialista

Coordenador do projeto Desinformante, João Brant está no 3º episódio de Eleições na Internet

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

"A desinformação disponível na internet é capaz de afetar a compreensão da sociedade sobre o que é relevante ou não na hora de decidir o voto." A opinião é do diretor do Instituto Cultura e Democracia e coordenador do projeto Desinformante, João Brant.

Para ele, quem promove desinformação foca no receio do público. "Quanto mais ativar determinados medos ou ressentimentos, mais potência [a notícia falsa] ganha para ir para frente", afirma.

No terceiro episódio de Eleições na Internet, Brant reforça a importância de checar se a fonte é confiável ou se o veículo é profissional, para evitar disseminar fake news.

"Não compartilhe aquilo que você tem dúvida. Aquela fala 'não sei se é verdade, mas...', 2022 não cola mais. Não bate com nossa responsabilidade como cidadão em manter um ambiente em que a verdade prevaleça."

A proteção especial que o Facebook coloca em figuras políticas gera uma licença para mentir, segundo o especialista. Ele cita a CPI da Pandemia, que provou que agentes políticos foram agentes de distribuição de desinformação.

O Facebook, por exemplo, utiliza agência de checagem e, se algum conteúdo é considerado desinformação, seu alcance é reduzido, porém esse movimento não acontece nas publicações de políticos. A alegação da Meta é que os discursos já são escrutinados e o público precisa ter livre acesso às informações para formar sua opinião.

Apresentada pela repórter especial Patrícia Campos Mello, a série Eleições na Internet é publicada semanalmente, às terças-feiras, e conta ainda com a participação de Carlos Affonso Souza, diretor do ITS (Instituto de Tecnologia e Sociedade).

O projeto é uma parceria da Folha com o ITS (Instituto de Tecnologia e Sociedade) com apoio do YouTube. Os episódios também estão disponíveis nos principais tocadores de podcast.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.