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04/08/2010 - 01h13

Em 48 horas, Gol tem 736 voos domésticos atrasados e 159 cancelados

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DE SÃO PAULO

Desde segunda-feira a companhia aérea Gol registrou atraso em 736 voos domésticos e outros 159 foram cancelados. Nesta terça-feira, segundo o último balanço da Infraero (estatal que administra os aeroportos) divulgado à 0h, dos 809 voos previstos em todo o país, 306 (37, 8%) atrasaram mais de 30 minutos.

A Gol foi responsável por 68% dos atrasos de todos os voos domésticos. Na segunda-feira, esse percentual foi de 70%.

De acordo com a Infraero, do total de 2335 voos domésticos, 444 (19%) atrasaram nesta terça-feira. Na segunda-feira, foram 614 atrasados. O número de voos cancelados também foi menor nesta terça -- 91; ontem, foram 140.

SOFTWARE

Em reunião convocada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) nesta terça-feira, a Gol disse que um erro na atualização de seu software para planejamento de escala gerou 'dados incorretos que culminaram no planejamento inadequado da malha aérea e da jornada de trabalho dos tripulantes.'

Segundo a Anac, a reunião serviu para a Gol apresentar um plano de ação para atender os passageiros dos voos cancelados ou atrasados. O plano, apresentado pelo diretor de operações da Gol, inclui o uso de cinco aeronaves extras, cada uma com capacidade para 230 passageiros, que eram destinadas a fretamentos, entrarão em operação ainda nesta terça para acomodar os consumidores que esperam um voo.

O diretor da Gol também se comprometeu a apresentar relatórios semanais sobre a quantidade de horas voadas pelos tripulantes. Outra medida combinada na reunião foi reativar a escala de trabalho dos tripulantes em agosto na mesma configuração usada em junho.

Segundo a Anac, a Gol utiliza há três meses, com o conhecimento da agência, o software para planejamento de escala. Na reunião, foi informado que em julho, ao atualizar o sistema, ocorreu o problema.

Na segunda, a Infraero afirmou que os atrasos da Gol haviam sido provocados pela 'implantação de um novo sistema de escalas, o que ocasionou a falta de tripulantes' --informação confirmada pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas. Já a Gol disse que o problema fora agravado pelo tráfego aéreo intenso.

A Anac afirmou ter enviado inspetores para acompanhar o trabalho de planejamento da escala na Gol, de acordo com a legislação, e está fiscalizando a assistência que a empresa presta aos passageiros.

 

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