Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/08/2010 - 09h25

Procon-SP vai autuar a Gol por descumprir o código de defesa do consumidor

Publicidade

DE SÃO PAULO

O Procon-SP informou na manhã desta segunda-feira que vai autuar ainda hoje a companhia aérea Gol por deixar de fornecer "serviços adequados e eficientes" aos seus clientes. As irregularidades apontadas foram flagradas entre os dias 31 de julho e o dia 3 de agosto.

Veja imagens das filas nos aeroportos
Anac recebeu 520 denúncias trabalhistas contra a Gol
Sindicato quer mudança em escala de tripulantes
Passageiro de voo atrasado pode registrar queixa na Anac
Funcionários planejam paralisação no próximo dia 13

No período, foram registrados diversos atrasos em voos da companhia devido a falta de tripulação. A empresa afirmou à Anac que o problema foi causado pela atualização de seu software para planejamento de escala, que gerou "dados incorretos que culminaram no planejamento inadequado da malha aérea e da jornada de trabalho dos tripulantes."

Em nota, o Procon destacou que os fiscais "constataram que a empresa deixou de prestar assistência material e informações aos passageiros que tiveram seus voos cancelados ou atrasados" no aeroporto de Congonhas.

Com isso, a Gol deve responder processo administrativo, podendo ser multada pelas irregularidades. O Procon destacou ainda que a empresa terá "assegurada ampla defesa". Procurada pela reportagem, a assessoria da Gol não soube informar se a empresa já tinha sido notificada.

SOLUÇÃO

Após os problemas, a Gol apresentou à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) um plano de ação para atender os passageiros dos voos cancelados ou atrasados. O plano, apresentado pelo diretor de operações da Gol, inclui o uso de cinco aeronaves extras, cada uma com capacidade para 230 passageiros, que eram destinadas a fretamentos, entrarão em operação ainda nesta terça para acomodar os consumidores que esperam um voo.

O diretor da Gol também se comprometeu a apresentar relatórios semanais sobre a quantidade de horas voadas pelos tripulantes. Outra medida combinada foi reativar a escala de trabalho dos tripulantes em agosto na mesma configuração usada em junho.

Segundo a Anac, a Gol utiliza há três meses, com o conhecimento da agência, o software para planejamento de escala. Na reunião, foi informado que em julho, ao atualizar o sistema, ocorreu o problema.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página