Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/08/2010 - 20h29

Veto a caminhão na marginal Pinheiros rende multa a partir do dia 2

Publicidade

DE SÃO PAULO

A ampliação da restrição a caminhões na cidade de São Paulo, em vigor desde o início de agosto, renderá multa a partir do dia 2 de setembro. Os caminhões estão proibidos de circular nas avenidas Roberto Marinho, Bandeirantes e Afonso D'Escragnole Taunay, além da marginal Pinheiros, das 5h às 21h, de segunda a sexta, e das 10h às 14h, aos sábados.

Caminhões desrespeitam restrição

Os motoristas flagrados desrespeitando as regras podem ser multados em R$ 85,12 e receber quatro pontos na carteira de habilitação. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) diz ter instalado 753 placas de sinalização nas vias.

A fiscalização será realizada pelos 2.450 agentes de trânsito da CET e por oito radares com tecnologia de Leitura Automática de Placas instalados ao longo das vias.

Com a medida, a prefeitura força os veículos pesados a saírem do centro expandido e a aderirem ao trecho sul do Rodoanel.

A estimativa da CET é que, com a nova medida, pelo menos 80% dos caminhões deixem de transitar pelas vias, que não ficarão totalmente livres porque parte dos veículos são VUCs (veículos urbanos de carga) e há as excepcionalidades previstas.

VUCs

Além de restringir os caminhões, a prefeitura liberou os VUCs, que cumpriam rodízio na zona de máxima restrição das 10h às 16h. Com a mudança, todos os VUCs podem circular no horário permitido (das 10h às 16h e das 21h às 5h) e aos sábados.

Os veículos também podem circular nas avenidas restritas aos caminhões em período integral, mas devem se cadastrar no site do DSV (Departamento de Operação do Sistema Viário).

EXCEPCIONALIDADES

Os caminhões que prestam determinados tipos de serviço (veja abaixo) serão considerados exceções e, portanto, foram excluídos da restrição às vias. Para o benefício, também devem se cadastrar no site do DSV.

  • Período integral

- Caminhões que prestam serviços de urgência
- Socorro mecânico de emergência
- Cobertura jornalística
- Obras e serviços de emergência
- Correios
- Acesso a estacionamento próprio
- Serviço emergencial de sinalização de trânsito

  • Das 5h às 16h

- Concretagem e concretagem-bomba
- Remoção de terra em obras civis

  • Das 5h às 12h

- Transporte de produtos alimentícios perecíveis

  • Das 10h às 16h

- Obras e serviços de infraestrutura urbana
- Remoção de terra/entulho e transporte de caçambas

  • Das 10h às 20h

- Transporte de valores

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página