Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/12/2010 - 11h57

Anac diz que passageiro deve ligar para companhia antes de ir para aeroporto

Publicidade

JANAINA LAGE
DO RIO

Na véspera da data marcada para o início da greve de aeronautas e aeroviários (trabalhadores em terra), a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou nesta quarta-feira que o passageiro deve ligar para a companhia área para confirmar o voo antes de seguir para o aeroporto.

Veja especial sobre aeroportos
Aeroviários fazem manifestação no Santos Dumont; categoria ameaça greve amanhã
Aeroporto de Guarulhos (SP) tem 38% de voos atrasados

Pela manhã, já foram realizados piquetes nos aeroportos Santos Dumont, no Rio, e em Confins, em Belo Horizonte. Aeroviários e pessoas ligadas à CUT (Central Única dos Trabalhadores) fizeram um protesto no saguão do aeroporto do Rio e impediram temporariamente o acesso de funcionários e passageiros. Os protestos funcionam como um preparativo para a greve marcada para amanhã.

Caso a adesão à greve seja elevada, as companhias deverão passar à agência novas informações sobre o efetivo disponível em terra e nas equipes de tripulantes.

Os aeroviários reivindicam aumento de 13% para a categoria e um percentual maior para os que recebem o piso. As companhias aéreas revisaram sua proposta de reajuste ontem de 6,08% para 6,58%, mas a reunião entre os representantes de sindicatos e de empresas terminou sem consenso.

As companhias pretendem ainda mudar a data de dissídio de aeronautas e aeroviários para abril. A ameaça de greve tem se repetido nos últimos anos. As festas de fim de ano representam o período de maior movimento nos aeroportos do país e mesmo sem a ameaça de greve a expectativa para este ano já era de um volume recorde de passageiros por conta do forte ritmo de crescimento do setor. Segundo estatísticas da Anac, de janeiro a novembro o mercado cresceu 24,33%.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página